Cidades
Rafael Brito promete revisar todos os acordos com a Braskem
Presença de Lula na campanha e capacidade de gestão são pontos positivos na sabatina UOL/Folha
O deputado federal Rafael Brito destacou a necessidade de Maceió mudar os rumos para uma gestão feita de verdade. Ele participou de uma sabatina promovida pelo UOL e pela Folha de São Paulo nesta terça-feira (30). O pré-candidato prometeu, caso eleito, revisar todos os contratos firmados entre a Prefeitura e a Braskem, empresa envolvida no desastre ambiental que afetou diretamente a vida de 60 mil pessoas.
Rafael criticou o acordo realizado pelo prefeito JHC afirmando que foram "impostos" às vítimas do afundamento do solo. "Vou revisitar todos os acordos na Justiça, em qualquer instância que eu puder, em nome dessas 60 mil vítimas que tiveram de sair de suas casas, parar de trabalhar, fechar os seus negócios por conta do maior crime ambiental da história da humanidade cometido aqui em Maceió", disse.
Durante a sabatina, Rafael apresentou suas propostas para a mobilidade urbana, uma das principais demandas da população de Maceió. Ele prometeu investir em infraestrutura e modernização do transporte público, com foco na melhoria das condições dos ônibus e na criação de corredores exclusivos para agilizar o tráfego. "Nosso objetivo é garantir que os cidadãos possam se deslocar pela cidade de maneira eficiente e segura. Vamos implementar um sistema de transporte integrado e sustentável, que atenda a todos os bairros", afirmou.
Além das propostas de melhoria para o transporte público e a criação de ciclovias, Rafael destacou um projeto de construção de um teleférico em Maceió. O pré-candidato explicou que o equipamento não só reduziria o tempo de deslocamento entre áreas de difícil acesso, mas também se tornaria um atrativo turístico, impulsionando a economia local. "Vamos transformar a mobilidade em Maceió, oferecendo um transporte eficiente e ao mesmo tempo integrando pontos turísticos e comunidades mais isoladas", apresentou.
Rafael comemorou o apoio oficial do PT fortalecendo a aliança com o MDB. Com o apoio do PSD, PSB, PV, PC do B, PDT e importantes figuras políticas locais, como o governador Paulo Dantas, o ministro Renan Filho (Transportes) e o senador Renan Calheiros, Rafael se apresenta como um candidato preparado e comprometido em trazer justiça e melhorias para Maceió. Ele enfatizou que o apoio do PT é legítimo, já que o partido faz parte do grupo político "que representa a população de Maceió".
O pré-candidato também criticou seu adversário, alertando os eleitores sobre a composição da chapa de JHC (PL). Ele ressaltou que já demonstrou interesse em concorrer ao governo em 2026, o que poderia resultar em uma mudança de prefeito durante o mandato. "Com um ano e três meses, se ele realmente [for reeleito e] for candidato, o prefeito será outro que o eleitor nem conhece. Então é muito importante que, durante a eleição, a gente faça essa discussão", alertou.
Mais lidas
-
1GRAVE ACIDENTE
Fisioterapeuta morre e filhos sobrevivem após colisão frontal entre carro e caminhão, em Marechal Deodoro
-
2ESCÂNDALO NO CSE
Áudio de Ibson Melo escancara crise no CSE: acusações contra Carlos Guruba agitam bastidores do clube; ouça o áudio aqui
-
3NESTE SÁBADO
Três pessoas morrem carbonizadas após colisão entre carro e carreta na BR-423, em Inhapi
-
4SUSPEITO
Polícia tenta confirmar participação de vereador do MDB na morte de ‘Alan da Casal’
-
5UCRÂNIA
Zelensky admite conversas com Rússia, mas somente se Ucrânia estiver 'fortalecida' e não sozinha