Política

Com Lula de máscara no palanque, deputado do PT é oficializado candidato em Fortaleza e agradece a Cid Gomes

Presidente compareceu a convenção que formalizou Evandro Leitão na disputa com proteção por estar resfriado; petista pertence ao grupo político de Cid desde quando eram filiados ao PDT

Agência O Globo - 03/08/2024
Com Lula de máscara no palanque, deputado do PT é oficializado candidato em Fortaleza e agradece a Cid Gomes

Com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o PT oficializou na manhã deste sábado a candidatura do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão, à prefeitura de Fortaleza. No evento que ocorreu no Centro de Formação Olímpica, Lula discursou de máscara de proteção, por apresentar sintomas de resfriado, e Evandro Leitão agradeceu seu padrinho político, o senador Cid Gomes (PSB).

Eleições em Curitiba: O motivo que levou Rosangela Moro a aceitar ser vice de pré-candidato do União Brasil

No Rio: PSOL vai contestar candidatura de deputado que quebrou placa de Marielle, condenado por violência política

— Quero fazer um registro especial, um agradecimento ao senador Cid Gomes, porque foi ele que me permitiu ser seu secretário. Muito obrigada, senador Cid Gomes.

A menção ao senador pessebista ocorre após o PSB ser preterido na indicação da vice da chapa. indicação pleiteada por Cid Gomes era Luísa Cela, ex-secretária estadual de Cultura e filha da ex-governadora Izolda Cela, mas a escolhida foi a deputada estadual Gabriella Aguiar (PSD).

Cid e Evandro Leitão fazem parte do mesmo grupo político desde quando eram filiados ao PDT e deixaram a sigla com menos de dois meses de diferença. A ala do senador travou um embate com o ex-ministro Ciro Gomes sobre a relação com o PT — Cid pleiteava ser base, enquanto Ciro preferia a oposição.

A discordância gerou uma debandada que foi iniciada por Evandro Leitão, o primeiro a conseguir na Justiça sua desfiliação, que resultou em sua filiação ao PT em dezembro do ano passado. Neste pleito, irá concorrer contra um antigo correligionário e aliado de Ciro Gomes, o prefeito José Sarto (PDT).

No evento deste sábado, Lula discursou e falou que, caso Leitão seja eleito, o deputado pode ter a chance de governar Fortaleza com o apoio do presidente e o governador do Ceará, Elmano Freitas, também filiado ao PT.

— Quero que você tenha a oportunidade de ser prefeito com governador amigo e com presidente amigo — disse o presidente.

Além do presidente e governador, também esteve presente o ministro da Educação e ex-governador, Camilo Santana.