Política

Indicada por Cunha para vice de Ramagem na eleição do Rio rejeita convite após pressão da Universal

Agência O Globo - 03/08/2024
Indicada por Cunha para vice de Ramagem na eleição do Rio rejeita convite após pressão da Universal

A deputada estadual Tia Ju (Republicanos) anunciou que não aceitará o convite para ser vice na chapa de Alexandre Ramagem (PL) na corrida pela Prefeitura do Rio. Como revelou ontem o GLOBO, ela recebeu recomendações expressas na direção da Igreja Universal do Reino de Deus, da qual faz parte, para declinar da proposta.

Indicada pelo ex-deputado por Eduardo Cunha para ser o nome do Republicanos a ocupar a vice na chapa encabeçada, Tia Ju é ligada ao grupo político da igreja. Ela recebeu orientações do bispo Alessandro Pascoal - nome diretamente vinculado a Edir Macedo e coordenador do Grupo Arimatéia. A ala religiosa do partido reitera o apoio ao atual prefeito, Eduardo Paes (PSD).

-- Quero muito agradecer ao meu partido e ao PL pela indicação do meu nome, mas vou continuar como deputada estadual -- disse a parlamentar em vídeo divulgado a apoiadores.

A entrada dela na campanha de Ramagem simbolizaria um movimento que atravessaria os planos de Paes, que vem tentando atrair justamente por meio de uma aliança com caciques desta igreja. A escolha de Tia Ju já havia sido chancelada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), principal cabo eleitoral de Ramagem. O Republicanos, partido de Tia Ju, é comandado na capital fluminense pelo ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha, que tem influência no campo evangélico. Ele, entretanto, não representa a corrente do partido diretamente ligada à cúpula da Universal, da qual Tia Ju faz parte. Logo, as decisões vindas de São Paulo devem prevalecer.

A movimentação de Ramagem, que aceitou Tia Ju como possível vice, ocorreu apenas três dias depois de Paes ter sido convidado a uma cerimônia no Templo de Salomão, sede da Igreja Universal em São Paulo. O convite havia sido levado a Paes por um dos articuladores políticos da igreja, o pastor Deangeles Percy, que concorrerá a vereador no Rio pelo PSD. Paes atuou no início do ano para filiar o pastor a seu partido, de olho em amarrar o apoio da igreja.

Tia Ju também participou da cerimônia no Templo de Salomão, que completou dez anos de sua inauguração. Além de ser um quadro "orgânico" da igreja, dirigida pelo bispo Edir Macedo, Tia Ju é aliada de longa data do presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, ele próprio um bispo licenciado da Universal – e que também vinha sendo cortejado por Paes nos últimos meses.

Aliados de Paes no segmento evangélico, como Deangeles, pressionam para que Tia Ju recusasse logo a indicação. Isso porque, ainda que a adesão do Republicanos a Ramagem já estivesse no radar, dividir o apoio da Universal com o concorrente seria um revés inesperado para a campanha de Paes a essa altura.

O Republicanos, inicialmente, não figurava entre os cotados para indicar um colega de chapa para Ramagem. A disputa estava entre o MDB, que pretendia indicar a ex-deputada e cantora gospel Rosane Félix, e o PL, que avaliava as deputadas India Armelau e Chris Tonietto.