Política

Além de Jair Renan Bolsonaro, PL aposta em filho de Jorge Seif para Câmara no litoral de SC

Familiar do ex-presidente disputa cadeira em Balneário Camboriú, enquanto Jorginho Seif tentará a sorte na cidade vizinha, Itapema

Agência O Globo - 07/08/2024
Além de Jair Renan Bolsonaro, PL aposta em filho de Jorge Seif para Câmara no litoral de SC
Além de Jair Renan Bolsonaro, PL aposta em filho de Jorge Seif para Câmara no litoral de SC - Foto: Reprodução

A treze quilômetros de Balneário Camboriú, onde o filho 04 do ex-presidente Jair Bolsonaro, Jair Renan, irá disputar uma cadeira na Câmara Municipal, em Itapema, o Partido Liberal conta com uma estratégia similar. Na cidade, também localizada no litoral catarinense, a aposta é o filho do senador ex-secretário de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif (PL). Aos 21 anos, Jorginho Seif irá disputar sua primeira eleição.

'Não me cite para se justificar': Otoni de Paula e Malafaia batem boca por apoio a Paes e Ramagem nas eleições do Rio

Em Minas Gerais: prefeito de Belo Horizonte declara R$ 15,9 milhões em bens, mas perdeu patrimônio em quatro anos

A trajetória política de Jorginho e Jair Renan é similar. Aos 26 anos, o filho de Bolsonaro também nunca disputou um cargo eletivo e teve seu primeiro cargo político no gabinete justamente de Jorge Seif.

Entre março do ano passado e junho deste ano, Jair Renan ganhava R$ 11,6 mil para trabalhar como auxiliar parlamentar pleno para o senador. O cargo comissionado era fixado no estado de origem de Seif e, por isso, '04' trabalhava em um escritório de apoio em Balneário Camboriú.

Ambos os herdeiros dos caciques políticos tentarão repetir o feito de seus pais e ingressar para a vida pública. Os dois são apoiados pessoalmente pelo presidente do PL de Santa Catarina, o governador Jorginho Mello. Nas redes sociais, o filho de Seif afirmou que sua candidatura ocorre em um momento de desinteresse dos jovens pela política.

"É necessário dar vez e voz aos jovens que carregam os valores da família e da liberdade que se inspiram nos exemplos para transformar realidades. Sou um jovem que tem Deus no coração e uma grande vontade de contribuir", escreveu Jorginho Seif.

Seu pai, por sua vez, deu sua benção ao plano político. "Santa Catarina precisa de você e de outros jovens que estejam empenhados em fazer a diferença na política. Orgulho de você, meu filho! Conte comigo", disse o senador.

Filho de Bolsonaro

Desde meados de 2023, o filho de Bolsonaro vem ensaiando agendas pelo estado, com lideranças locais — como prefeitos de cidades vizinhas, vereadores e os deputados Zé Trovão, Júlia Zanatta e Caroline de Toni.

Seu padrinho político é o empresário Emílio Dalçóquio Neto, que foi apontado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em 2022, como um dos financiadores dos bloqueios antidemocráticos que sucederam a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas urnas.

De acordo com a PRF, o empresário é dono de parte dos veículos utilizados para obstruir vias. A investigação foi remetida ao Supremo Tribunal Federal (STF).