Variedades

Equipe de Beyoncé notifica campanha de Trump por uso de música, e vídeo é deletado; entenda

De acordo com a imprensa internacional, a gravadora e a editora musical da artista enviaram pedido para que o hit 'Freedom' não fosse usado em campanha

Agência O Globo - 22/08/2024
Equipe de Beyoncé notifica campanha de Trump por uso de música, e vídeo é deletado; entenda
Trump

De acordo com a Billboard, a equipe de Beyoncé notificou a campanha de Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos e atual candidato à Presidência pelo Partido Republicano, após um vídeo do político ter sido ser publicado utilizando um dos hits da cantora. A gravadora e a editora musical dela, disse o portal, enviaram um pedido para cessar o uso da música "Freedom", sob pena de ação judicial.

Político, cantor, atleta... Conheça os genros de Silvio Santos, que costumava interrogar namorados das filhas

MC Cabelinho celebra shows no Rock in Rio e pensa em carreira internacional: 'Já pensou eu ter fãs coreanos ou japoneses?'

O vídeo foi compartilhado na conta do X, antigo Twitter, de Steven Cheung , porta-voz da campanha de Trump. Nele, o candidato aparecia descendo de um avião enquanto a música da estrela norte-americana tocava. Após a repercussão do caso na imprensa internacional, a postagem foi excluída das redes sociais.

Essa mesma música de Beyoncé foi usada pela candidata democrata Kamala Harris em seu primeiro comício de campanha e virou seu lema desse período eleitoral. De acordo com o portal, o uso da canção para a campanha de Kamala foi feito com a permissão da cantora.

E essa não é a primeira vez que artistas se colocam em relação a utilização de suas músicas durante a campanha de Trump. Em 11 de agosto, os advogados do espólio de Isaac Hayes entraram com uma notificação de violação de direitos autorais e ameaçaram novas ações pelo uso de "Hold on, I'm coming" ser tocada em vários comícios do político sem autorização entre 2022 e 2024.

Outros artistas que se opuseram ao uso de suas músicas por Trump ao longo dos anos incluem The Rolling Stones , Adele e mais. Recentemente, o candidato foi assunto ao postar uma imagem falsa nas redes sociais de Taylor Swift pedindo às pessoas que votassem nele nas eleições de novembro.