Política

Eleição no Rio: aprovação de Paes fica estável após início da campanha à prefeitura, mostra Datafolha

Principal alvo de adversários na reta inicial da eleição carioca, prefeito tem avaliação próxima à de quando foi reeleito em 2012

Agência O Globo - 22/08/2024
Eleição no Rio: aprovação de Paes fica estável após início da campanha à prefeitura, mostra Datafolha
Aprovação de Paes fica estável após início da campanha à prefeitura, mostra Datafolha - Foto: Reprodução/internet

Divulgada nesta quinta-feira, pesquisa Datafolha mostra que o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), tem sua gestão avaliada como ótima ou boa por 45% dos entrevistados. O percentual é similar ao da pesquisa anterior, divulgada em julho, e é idêntico à "nota de corte" de reeleições na capital fluminense nas últimas duas décadas, conforme mostrou reportagem do GLOBO no fim de semana. Também é parecido com o que o próprio Paes registrava na pesquisa anterior do Datafolha, antes do início oficial da campanha, que ocorreu na última sexta-feira.

O patamar atual de aprovação de Paes é próximo ao que ele tinha quando foi reeleito em 2012. Em agosto daquele ano, Paes tinha 50% de ótimo e bom, segundo o mesmo instituto.

Na outra tentativa de reeleição no período analisado, em 2004, o então prefeito Cesar Maia tinha 45% de avaliação ótima ou boa, mesmo índice que Paes tem hoje. À época, Maia conseguiu a recondução no primeiro turno.

No levantamento divulgado nesta quinta-feira, além dos 45% que avaliam positivamente a administração de Paes, outros 38% a consideram regular. Para 16%, a gestão de Paes na capital fluminense é ruim ou péssima.

A principal mudança em relação à pesquisa anterior do Datafolha, divulgada no início de julho, é o percentual dos que consideram a gestão regular — eram 36% naquele levantamento, uma oscilação dentro da margem de erro. Já os que avaliavam a gestão positivamente eram 46%. O percentual dos que a classificaram como ruim ou péssima ficou inalterado.

Na pesquisa anterior divulgada pelo Datafolha, em julho, Paes aparecia com 46% de avaliações positivas para sua gestão, enquanto 16% a consideravam ruim ou péssima. Outros 36% consideravam a administração regular.

Principal alvo de críticas dos adversários

A estabilidade na avaliação de governo de Paes ocorre após um início de campanha em que o prefeito vem sendo o principal alvo de críticas de adversários. No primeiro debate entre candidatos à prefeitura, realizado pela TV Band no último dia 8, Paes foi alvo de críticas à direita, por parte de Alexandre Ramagem (PL) e de Rodrigo Amorim (União), e à esquerda, por parte de Tarcísio Motta (PSOL), em temas como segurança pública e mobilidade urbana.

O Datafolha entrevistou 1106 eleitores na capital fluminense, entre terça (20) e quinta-feira (22). A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo RJ-07042/2024. A margem de erro é de três pontos percentuais, e o índice de confiança é de 95%.

No cenário de intenções de votos à prefeitura do Rio, Paes aparece na liderança, com 56% — tinha 53% na pesquisa anterior do Datafolha. Ramagem aparece com 9%, enquanto Tarcísio Motta tem 7% —ambos inverteram os percentuais que registravam no último levantamento.