Política

Candidato a vereador de Belford Roxo e policial são alvos de operação do Ministério Público contra compra de votos

Sergio Accioly dos Santos (Republicanos), conhecido como "Dinho Resenha", e o policial Michel Maia Rodrigues foram denunciados por se associarem para comprar votos de diversos eleitores nas eleições municipais de 2020, em favor do candidato

Agência O Globo - 23/08/2024
Candidato a vereador de Belford Roxo e policial são alvos de operação do Ministério Público contra compra de votos
Candidato a vereador de Belford Roxo e policial são alvos de operação do Ministério Público contra compra de votos - Foto: Reprodução

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) cumpre, nesta sexta, dois mandados de prisão e três de busca e apreensão contra o candidato a vereador do município de Belford Roxo, Sergio Accioly dos Santos (Republicanos), conhecido como "Dinho Resenha", e o policial militar do 39º Batalhão da Polícia Militar, Michel Maia Rodrigues. Os dois foram denunciados, juntamente com Vanessa Rodrigues de Souza e Amanda Teixeira da Silveira, por se associarem para comprar votos de diversos eleitores nas eleições municipais de 2020, em favor de "Dinho".

Eleição no Rio: aprovação de Paes fica estável após início da campanha à prefeitura, mostra Datafolha

Combate a facções, deepfakes e violência de gênero: as prioridades da PF para atuar nas eleições

A ação é das Promotorias Eleitorais de Belford Roxo, com o auxílio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI). Segundo as investigações do MP, o esquema foi descoberto a partir da apreensão e análise do aparelho celular de Michel, preso na Operação Patrinus, deflagrada em maio deste ano para prender PMs envolvidos com atos de corrupção no 39º BPM.

No aparelho celular do policial foram encontradas mensagens dele com "Dinho", Amanda e Vanessa, negociando valores para a compra de voto de eleitores em favor de "Dinho" nas eleições de 2020. Ainda de acordo com o MP, também foram encontradas mensagens que evidenciam que "Dinho" e Michel, após a derrota nas eleições de 2020, passaram a planejar a vitória no pleito de 2024, inclusive fazendo alianças com criminosos.

Os dados armazenados no Divulgacand mostram que "Dinho" não declarou bens no cadastro de sua candidatura no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além disso, na plataforma consta um processo contra ele de 2017 por violência doméstica. Nas redes sociais, o candidato compartilha vídeos em que aparece cumprindo agenda em Belford Roxo, inclusive ao lado de Matheus do Waguinho (Republicanos), candidato a prefeitura do município.