Política

Bolsonaristas atacam Otoni de Paula com frases que ele já usou contra Paes, seu novo aliado

Deputado diz que está sendo alvo de um 'ataque coordenado de bolha' de apoiadores do ex-presidente, e que críticas ao atual prefeito permanecem 'internamente'

Agência O Globo - 26/08/2024
Bolsonaristas atacam Otoni de Paula com frases que ele já usou contra Paes, seu novo aliado

Novo aliado de Eduardo Paes (PSD), o deputado federal Otoni de Paula (MDB) se tornou alvo de bolsonaristas durante o fim de semana. Após publicar um vídeo dizendo que o atual prefeito une políticos da direita e da esquerda, adversários fizeram uma montagem com frases que o deputado já usou contra a gestão de Paes. Ao Globo, o deputado afirmou que está sendo alvo de um "ataque coordenado", mas que as críticas contra a gestão de Paes permanecem "internamente". Ele também comparou a situação à de Pablo Marçal, em que a família do ex-presidente tem protagonizado ataques contra ele nas redes sociais.

'Bolsonaristas contra Bolsonaro': o que explica o crescimento de Marçal e a dificuldade de transferir votos a Nunes?

Potenciais primeiras-damas: Mulheres de Paes e Ramagem reforçam redes sociais e agendas de campanha no Rio

— Estou sofrendo um ataque orquestrado pela bolha bolsonarista, sentindo na pele o que o Pablo Marçal vive em São Paulo. Quando surge alguma liderança que diverge do clã Bolsonaro, eles ligam a máquina de destruição contra essas pessoas — rebateu.

O vídeo usado para atacar o deputado é uma montagem do conteúdo que ele publicou no fim de semana. Na publicação, ele relata ter participado de um encontro com vários políticos que representam a direita quanto a esquerda. O encontro ao qual ele se refere contou com a presença da delegada Martha Rocha (PDT), Marcelo Freixo (PT), Luiz Paulo (PSD) e Otoni de Paula (MDB).

"Naquele momento, eu fiquei pensando o que faz políticos de espectros tão divergentes estarem unidos em torno do nome de Eduardo Paes", afirma o deputado no vídeo publicado em seu perfil no Instagram.

No vídeo original, Otoni de Paula elogia a gestão do atual prefeito e explica os motivos de direcionar seu apoio a Paes. Já na montagem que circula nas redes, o vídeo é interrompido por falas do próprio Otoni associando Paes a Lula e dizendo que ele não é um bom gestor.

“A Globo criou um mito de que Eduardo é um bom gestor. Eduardo não é um bom gestor. Ele termina seu mandato deixando uma dívida para Marcelo Crivella de R$ 6 bilhões.”

A montagem também inclui o trecho de um vídeo em que De Paula critica o show da Madonna no Rio de Janeiro:

“A indignação de nós, cariocas, é total. O nosso dinheiro foi usado para patrocinar isto, essa patifaria, essa erotização a céu aberto. Estamos aguardando o prefeito Eduardo Paes vir a público pedir perdão aos cariocas.”

Questionado sobre os ataques, o deputado Otoni de Paula afirmou que faz parte da vida política mudar de posicionamento. Ele também afirmou que sua aliança com Paes destoa do clã bolsonarista, mas representa a direita carioca.

— Minhas críticas permanecem, só que agora internamente. Ele teve a capacidade e humildade de me absorver dentro do seu grupo político, e tivemos um entendimento. É muito natural na política mudarmos nossa posição. Hoje, o PL está com o PT em 85 cidades, por exemplo — respondeu ele.

— — Sou a principal figura da direita que hoje destoa do pensamento bolsonarista, mas é só olhar as pesquisas: a direita conservadora e evangélica apoia Eduardo Paes. E o fazem porque sabem que as pautas que nos afetam, como as pautas morais e de costumes, não estão em voga neste momento. Elas serão debatidas em 2026. Agora, é hora de eleger um síndico — diz o deputado.

Otoni de Paula (MDB), que é pastor da Assembleia de Deus de Madureira, é o responsável por articular o apoio do eleitorado evangélico para Eduardo Paes. Ele desistiu de concorrer a prefeitura do Rio para apoiar a releição do novo aliado.