Variedades
Inácia de 'Renascer', Edvana Carvalho chora ao falar sobre afastamento de escola quando dava aula: 'Difícil demais'
Atriz revelou que quase entrou em depressão após crise
Antes de conquistar o público como a Inácia de " Renascer", Edvana Carvalho conciliou seu ofício de atriz com sua outra profissão: a de professora. A baiana dava aula em escolas das comunidades de Salvador (BA) e pode ver de perto as dificuldades dos alunos e suas famílias. Contudo, a artista entrou em crise na época em que trabalhava no colégio, motivo que a fez se afastar do ofício. Aos 57 anos, Edvana se emociona ao falar sobre o episódio e revela que não sabe se vai voltar a dar aula.
Próximos capítulos: nos resumos de ‘Renascer’, José Inocêncio expulsa Aurora da sua vida após ficar paraplégico
Triste despedida: morre ator da série 'Elite' aos 41 anos
— Eu até pedi para voltar, não queria ficar com pavor da escola, desejava lutar contra isso. Tive alguns gatilhos para que tudo acontecesse comigo. Foi muito duro para mim (neste momento, Edvana chora). Difícil demais! Ainda não sei se volto para completar os anos e me aposentar ou se largo de vez. Porque não me iludo com o sucesso atual. Não é garantia de nada para o futuro. Ao mesmo tempo, é muito bom ver o amor das pessoas pela Inácia — conta.
Edvana deu aula de teatro até 2019, quando teve a crise, muito por conta da violência sofrida por colegas em sala.
— Eu surtei. Tive uma síndrome, porque estava vendo professores serem violentados e desrespeitados. Comecei a achar que tudo que eu tinha feito até ali não valia nada. Que eu só ia adoecer e eles iam me trocar por outra pessoa. Era muito difícil aceitar que eu estava entrando em depressão. Comecei a ter vários sintomas de pânico e tristeza. Até que resolvi não ir mais. Após uma consulta no psiquiatra, descobri que também estava com síndrome de Burnout (distúrbio psíquico caracterizado pelo estado de tensão emocional e estresse provocados por condições de trabalho) — afirma.
Inácia de 'Renascer', Edvana Carvalho fala sobre crise que passou e depressão
À beira da depressão, Edvana Carvalho conta que se tratou com remédios e ajuda profissional para vencer a crise.
— Eu já estava tendo as crises em sala de aula. Ao mesmo tempo era uma tristeza perceber que estava adoecendo por causa de um trabalho que gostava tanto de fazer. Isso me deu uma dor tamanha. Como se eu tivesse faltando com minhas obrigações. E aí me culpei por isso. Comecei a me tratar com remédios, depois parei — revela.
Mais lidas
-
1USINA DE VOTOS
Em Palmeira dos Índios, mais da metade da população depende do Bolsa Família e há temor de uso eleitoreiro para 2026, com ex-imperador na disputa
-
2DISCRIMINAÇÃO
Professor Cosme Rogério expõe racismo estrutural no PT de Palmeira dos Índios
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa Duarte anuncia novas nomeações para cargos na administração municipal; veja os nomes
-
4POLÊMICA
Vereador Helenildo Neto alerta sobre recadastramento do Bolsa Família em Palmeira dos Índios
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
No governo Luísa Duarte, PT fica em segundo plano e maior fatia da assistência social segue sob controle de aliados de Julio Cezar