Cidades
Tremor de Terra assusta moradores de Arapiraca e Craíbas
Na tarde da última sexta-feira (23), moradores dos municípios de Craíbas e Arapiraca, no Agreste de Alagoas, sentiram um tremor de terra que causou apreensão na região. O abalo, de magnitude preliminar 1.6 na escala Richter (mR), foi registrado pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN), que monitora e investiga os eventos sísmicos em todo o Brasil.
Segundo o LabSis/UFRN, o tremor foi resultado de uma detonação controlada realizada na região. O evento ocorreu por volta das 12h, horário de Brasília, e foi percebido por moradores de Craíbas, que relataram o chacoalhar dos móveis em suas casas, o que gerou susto e preocupação.
A Mineração Vale Verde (MVV), responsável pela mina Serrote, localizada na área afetada, emitiu uma nota explicando que o processo de desmonte controlado é rigorosamente monitorado por sismógrafos e acompanhado por uma equipe multidisciplinar. A empresa destacou que cumpre todos os padrões de segurança e mantém uma rotina contínua de monitoramento ambiental, incluindo o evento da última sexta-feira.
A MVV informou ainda que os resultados desse monitoramento são comunicados semanalmente às comunidades locais por meio de grupos de relacionamento com as lideranças. A empresa reforçou seu compromisso com a segurança, afirmando que segue todas as leis vigentes e adota as melhores práticas de ESG (Environmental, Social, and Governance).
De acordo com o LabSis/UFRN, o último tremor de terra registrado em Alagoas antes desse ocorreu em Belo Monte, no dia 24 de junho, com uma magnitude de 1.8 na escala Richter (mR).
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
3NATAÇÃO
Programa olímpico de Los Angeles-2028 amplia futebol feminino, boxe e natação
-
4
Yago Dora e Gabriel Medina avançam em Teahupoo e continuam na briga por vaga no Finals
-
5ECONOMIA
Alckmin sobre tarifaço de Trump: 'Se depender de nós, acaba amanhã'


