Política

Quaest: Aliado de Lula, Paes tem metade dos votos de Bolsonaro no Rio, contra apenas 22% de Ramagem

Prefeito e candidato à reeleição consegue desempenhar bem entre eleitores do presidente Lula e do ex-presidente; carioca se diz mais de direita

Agência O Globo - 28/08/2024
Quaest: Aliado de Lula, Paes tem metade dos votos de Bolsonaro no Rio, contra apenas 22% de Ramagem
- Foto:

Apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), tem 49% das intenções de voto entre os cariocas que votaram em Jair Bolsonaro (PL) em 2022, aponta a nova pesquisa Quaest. Candidato oficial do bolsonarismo, Alexandre Ramagem (PL) registra apenas 22% nesse recorte.

A aposta da campanha de Ramagem para tentar levar a eleição ao segundo turno está em atrair o eleitorado simpático a Bolsonaro, mas Paes demonstra resiliência. Além disso, o prefeito concentra 77% dos votos entre os eleitores de Lula na eleição presidencial, enquanto Ramagem pega somente 1%.

No cenário geral, o candidato à reeleição disparou e foi a 60%, e Ramagem caiu para 9%. Tarcísio Motta (PSOL) registrou 5%, e os demais apareceram com 1% ou sequer pontuaram.

Carioca se diz mais de direita

Em outra pergunta da pesquisa, a Quaest testou o posicionamento dos cariocas no espectro político, que foi dividido em cinco níveis: 9% se dizem lulistas/petistas; 15% não se classificam como lulistas/petistas, mas são mais de esquerda; 39% não têm posicionamento; 19% não se consideram bolsonaristas, mas são mais de direita; e 15% se colocam como bolsonaristas.

Na soma, portanto, 34% se dizem de direita, e 24% de esquerda.

Contratada pela TV Globo, a pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo RJ-08084/2024. Foram ouvidos 1140 cariocas entre os dias 25 e 27 de agosto. O nível de confiança é de 95%, e a margem de erro é de três pontos no caso das intenções de voto, mas sobe para cinco pontos no recorte pelo segmento que abarca os votos na eleição presidencial de 2022.