Política

Lula diz na TV não tolerar quem desafia a legislação brasileira, em referência a Musk: 'Tenha a fortuna que tiver'

Presidente ainda lembrou dos ataques antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023

Agência O Globo - 07/09/2024
Lula diz na TV não tolerar quem desafia a legislação brasileira, em referência a Musk: 'Tenha a fortuna que tiver'
Lula - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou o pronunciamento em rádio e TV em alusão ao Sete Setembro, nesta sexta-feira, para dizer que a soberania do país não "está à venda" e qualquer pessoa, "tenha a fortuna que tiver", precisa respeitar a legislação do país. Lula não citou diretamente o bilionário Elon Musk, dono da rede social X, que foi bloqueada no país por não cumprir ordens do Supremo Trubunal Federal (STF).

— Nenhum país é de fato independente quando tolera ameaças à sua soberania. Seremos sempre intolerantes com qualquer pessoa, tenha a fortuna que tiver, que desafie a legislação brasileira. Nossa soberania não está à venda. Nenhum país do mundo é de fato independente quando seu povo perde a esperança. Por isso, comemoramos a volta da capacidade de sonhar da nossa juventude, graças à geração de oportunidades para todos e todas — disse Lula.

O presidente também enfatizou a importância da democracia para garantir a soberania de um país e a convivência pacífica entre forças opostas.

— Nenhum país é de fato independente sem o exercício pleno da democracia — afirmou. — Democracia não é um pacto de silêncio. É o debate entre as opiniões divergentes que compõem a sociedade. Democracia é o diálogo, é a convivência civilizada entre opostos. É o respeito à vontade do povo expressa livremente nas urnas.

O presidente ainda lembrou dos ataques antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.

— Em momentos decisivos da história, a defesa da democracia é capaz de unir adversários de longa data. Foi assim na construção da aliança para garantir a governabilidade do país, após as eleições de 2022. Foi assim no 8 de janeiro de 2023, quando democratas de quase todos os partidos se uniram para derrotar a tentativa de golpe — disse.

Lula ainda comemorou números da economia, como a taxa de desemprego e o crescimento do PIB.