Variedades

Filha do ator Duda Ribeiro, Julia Iorio recria peça escrita pelo pai há 25 anos

Ernesto Piccolo, que atuou na primeira montagem do espetáculo, é o atual diretor

Agência O Globo - 11/09/2024
Filha do ator Duda Ribeiro, Julia Iorio recria peça escrita pelo pai há 25 anos

"A.M.I.G.A.S - Associação das Mulheres Interessadas em Gargalhadas, Amor e Sexo" está com uma nova roupagem, 25 anos depois de sua estreia no teatro. O texto original foi feito pelo ator Duda Ribeiro, que morreu em 2016 após enfrentar um câncer. Anos mais tarde, a filha dele, Julia Iorio, junto com suas amigas Luiza Lewicki e Isabel Castello Branco, adaptaram o espetáculo e estão com ele em cartaz novamente.

Coleção de cinzeiros, obsessão com cutícula, ritual para voar... Elenco de 'Mania de você' conta quais são suas manias

Eliana lista temas que deseja debater no 'Saia justa', como menopausa e sexualidade: 'Prazer é vital'

"A peça foi escrita pelo meu pai em 1999, eu não era nem nascida (risos). Quando eu era bem nova, com uns 10 anos, encontrei o VHS do espetáculo, assisti e fiquei encantada. Sempre fiquei com isso na cabeça. Ano passado, encontrei o Ernesto Piccolo, que fez a peça anos atrás, e ele me deu muita força para montar A.M.I.G.A.S.", contou Julia para a rádio EBC.

A peça, com texto baseado no livro homônimo de Claudia Mello, originalmente tinha quatro amigas, interpretadas por Mary Sheyla, Fernanda Rodrigues, Luana Piovani e Bebel Lobo. Agora, o texto foi adaptado para os dias atuais e também para ter três amigas na história, vividas por Julia, Luiza e Isabel.

Além delas, o espetáculo conta com um representante masculino no elenco, que faz cerca de 20 personagens. Em 2024, é Bernardo Coimbra quem fica com os papéis. Já há 25 anos, era o ator Ernesto Piccolo quem fazia todos eles. Amigo de Duda, o artista também é diretor da montagem atual e vibra com o relançamento da peça:

— O teatro é feito de equipe, então é muito legal, 25 anos depois, você trabalhar com os filhos dos parceiros da primeira equipe. É o caso da Isabel, filha do Maneco Quinderé, que fez a luz; e também da Julia, filha do Duda Ribeiro, o autor que inventou essa história toda e que me deu esse presente que foi fazer essas múltiplas personagens.

A produção é de Joana Motta, outra grande amiga de Duda. A peça conta a história das amigas Aline, Dil e Dadá, suas experiências amorosas, expectativas, frustrações e desejos. Está em cartaz até dia 2 de outubro, com sessões sempre às segundas e terças-feiras (exceto dias 23 e 24 de setembro), às 20h, no Teatro Vannucci.

— Julia, Luisa e Isabel são três meninas cheias de gás e energia, muito criativas, que adaptaram o texto brilhantemente para os tempos modernos. Bernardo está arrebentando com suas várias personagens. Ando me divertindo muito. Tá sendo feito com amor — finaliza Piccolo.

Quem é Julia Iorio

A atriz é carioca e tem 24 anos. Entrou no mundo artístico pela dança, fazendo aulas de jazz, street dance e sapateado. Aos 12 anos, iniciou os estudos no Tablado aos 12 anos, onde aprimorou suas habilidades em improvisação. Em seguida, ela investiu ainda mais na atuação na Casa de Artes de Laranjeiras (CAL), focando em teatro musical e aulas de interpretação.

Estreou profissionalmente em 2017, no filme "Fala sério, mãe!", baseado no livro de Thalita Rebouças. Atualmente, ela também faz sucesso nas redes sociais com vídeos de comédia. Até a atenção e risadas de Diogo Nogueira e Paolla Oliveira ela conquistou, quando brincou pedindo para ser "marmita" do casal.