Política

Ramagem dá nota 7 para atuação de Castro na segurança pública em sabatina do Extra, GLOBO, Valor e CBN

Candidato do PL tem usado a área para fazer críticas ao atual prefeito Eduardo Paes (PSD)

Agência O Globo - 11/09/2024
Ramagem dá nota 7 para atuação de Castro na segurança pública em sabatina do Extra, GLOBO, Valor e CBN
Alexandre Ramagem

Em sabatina realizada pelos jornais Extra, O GLOBO e Valor e a rádio CBN nesta quarta-feira, o candidato do PL à prefeitura do Rio, Alexandre Ramagem admitiu que a atuação do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, seu aliado político, merece apenas "nota 7". Na entrevista, ele foi questionado sobre problemas enfrentados pelo estado nesta área, que tem sido muito criticada pelo adversário Eduardo Paes (PSD).

Delegado da Polícia Federal, a bandeira da segurança e da ordem pública é uma das principais pautas da campanha de Ramagem.

— Tem muito a ser feito, mas está produzindo muito. Vou dar nota sete. A questão da segurança pública todos nós sabemos, crise gravíssima que estamos perdendo o estado para forças paralelas. Estou dando uma nota para ele passar de ano, mas ainda precisa melhorar para ter nove ou dez — afirmou.

No entanto, o candidato do PL criticou a postura de Paes em relação ao trabalho do governador na área da segurança público e à falta de integração entre os poderes.

-- Ele (Paes) já está pensando na eleição de 2026. O prefeito nesse embate, mas nunca olhou concretamente para a questão da segurança e da ordem pública. Grandes cidades do mundo reverteram a questão da segurança pela prefeitura, cito como exemplos Nova York e Medellín. Quando o governador Cláudio Castro comentou sobre o problema de segurança, estava em um momento de troca do chefe da Polícia Civil. Houve uma queda nos homicídios no Rio de Janeiro, queda no roubo de cargas e há mais investimento. Mas ainda há muito a se fazer. A gente sabe que está havendo aumento em furtos de celulares -- avaliou Ramagem, acrescentando que as pessoas estão com medo de morar no Rio. — Vemos um prefeito que joga a responsabilidade nos outros. Estamos chegando quase num momento de não retorno no Rio de Janeiro. Estou andando nas ruas e as pessoas estão querendo deixar o Rio de Janeiro.

A entrevista com Ramagem teve início às 10h30 (horário de Brasília), e terá aproximadamente uma hora de duração. As sabatinas com os candidatos à prefeitura do Rio têm transmissão ao vivo pela rádio e nos sites e redes sociais dos três veículos.

Sabatinas até sexta-feira

A cobertura, no site e na edição impressa do GLOBO, contará com reportagens e análises sobre cada entrevista. Na quinta-feira, no mesmo horário, o entrevistado será o prefeito Eduardo Paes (PSD), e, por último, na sexta-feira, Tarcísio Motta (PSOL).

A ordem das sabatinas foi definida por sorteio. Foram chamados os candidatos mais bem colocados na última pesquisa eleitoral no Rio divulgada pelo instituto Datafolha, na última quinta-feira, e que tenham atingido ao menos 3% de intenções de voto neste levantamento.

Segundo o Datafolha, o atual prefeito Eduardo Paes, candidato à reeleição, registrou 59% na pesquisa. Ramagem, que concorre com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), tem 11%. Tarcísio Motta, que reivindica o apoio do PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva — que faz parte da coligação de Paes —, tem 6%. A margem de erro é de três pontos.

Ramagem aposta no aumento da exposição durante a campanha para reforçar sua associação a Bolsonaro e aglutinar o voto de segmentos como os evangélicos, que hoje apoiam majoritariamente o atual prefeito.

As sabatinas representam uma oportunidade para que os candidatos detalhem propostas para a cidade, e também para que sejam questionados sobre diferentes aspectos de suas atuações políticas. Os entrevistadores dos candidatos do Rio serão os colunistas Lauro Jardim e Merval Pereira, do GLOBO e da CBN, os âncoras da rádio Bianca Santos e Leandro Resende, e a jornalista Camila Zarur, do Valor.

Na próxima semana, entre os dias 16 e 20 de setembro, será a vez da sabatina com os candidatos à prefeitura de São Paulo. A ordem dos candidatos ainda não foi definida.

Na semana passada, os cinco principais candidatos a prefeito de Belo Horizonte foram entrevistados: Mauro Tramonte (Republicanos), Fuad Noman (PSD), Bruno Engler (PL), Duda Salabert (PDT) e Carlos Viana (Podemos).