Política

Pesquisa Quaest mostra avanço de Nunes (24%), que empata com Marçal (23%) e Boulos (21%)

Candidato à reeleição tinha 19% no fim de agosto. Tabata e Datena empatam abaixo do trio, com 8% cada um

Agência O Globo - 11/09/2024
Pesquisa Quaest mostra avanço de Nunes (24%), que empata com Marçal (23%) e Boulos (21%)
Pesquisa Quaest mostra avanço de Nunes (24%), que empata com Marçal (23%) e Boulos (21%) - Foto: Reprodução/internet

Nova pesquisa realizada pela Quaest em São Paulo indica que as movimentações no 7 de Setembro e o maior tempo de exposição na TV favoreceram o postulante à reeleição, Ricardo Nunes (MDB). O emedebista passou de 19% para 24% em duas semanas e agora aparece numericamente à frente de Pablo Marçal (PRTB), com 23%, e de Guilherme Boulos(PSOL), que tem 21%. A margem de erro estimada para o levantamento é de três pontos percentuais para mais ou menos, o que significa dizer que o trio está tecnicamente empatado.

O deputado federal, apoiado por Lula (PT) na disputa, tinha 22% das intenções de voto no levantamento anterior, divulgado em 28 de agosto — antes, portanto, do início da propaganda eleitoral no rádio e na TV. Marçal e Nunes apareciam àquele momento com a mesma taxa, de 19%.

Abaixo do trio, a pesquisa realizada entre domingo e terça-feira mostra a deputada federal Tabata Amaral (PSB) na quarta posição, com 8% (mesmo percentual no levantamento anterior), empatada com o apresentador José Luiz Datena (PSDB), que variou de 12% para 8% em duas semanas. A candidata Marina Helena (Novo) soma 2% das menções e também empata com a dupla (ela tinha 3% no levantamento anterior).

Faltando menos de um mês para a votação, são 8% dos eleitores os que declaram a intenção de votar em branco ou nulo (contra 7% da pesquisa anterior), e outros 5% se declaram indecisos — três pontos a menos que no fim de agosto.

O candidato Bebeto Haddad (DC) marcou 1%, enquanto João Pimenta (PCO), Ricardo Senese (UP) e Altino Prazeres (PSTU) não pontuaram.

Os resultados da pesquisa apontam para uma recuperação de Nunes que disputa com Marçal o eleitorado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), seu apoiador, num embate que teve um capítulo importante no sábado. Em manifestação realizada na Avenida Paulista, o emedebista subiu no mesmo carro de som que Bolsonaro e o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), mas teve participação discreta, quase despercebida. Já o ex-coach, que dias antes havia viajado a El Salvador, desfilou entre os manifestantes para produzir conteúdo para suas redes sociais, sua principal plataforma de impulsionamento.

Marçal é o único entre os líderes da disputa que não tem direito a tempo no horário eleitoral obrigatório e tem sido alvo dos adversários — Nunes recentemente adotou em suas propagandas roteiro semelhante ao que Tabata já vinha usando contra o candidato do PRTB nas redes sociais, com a listagem de acusações feita em um cenário digno de filme policial.

Boulos usou o episódio em sua propaganda na TV, dizendo que estava visitando a periferia da cidade enquanto seus adversários participavam de um ato que celebrava o ataque à democracia ocorrido em 8 de janeiro de 2023. O candidato tem oferecido grande parte de seu tempo de exposição nas telas a Lula, buscando reforçar sua ligação com o presidente, e também à sua candidata a vice, a ex-prefeita Marta Suplicy (PT).

Contratada pela TV Globo, a pesquisa realizada pela Quaest entre 8 e 10 de setembro entrevistou 1.200 eleitores de 16 anos ou mais. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o número SP-09089/2024.