Cidades
Nossa Senhora do Bom Conselho representa fé e religiosidade na história de Arapiraca
A história da imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho, padroeira de Arapiraca, está ligada à história da cidade mais importante do interior do Estado. Segundo historiadores, a história, a primeira imagem da santa, que na verdade se trata de Nossa Senhora da Guia, foi trazida a cavalo pelo fundador do município, Manoel André no anos de 1844, de acordo com relatos do historiador Zezito Guedes.
Mais do que uma demonstração de fé religiosa, as festividades da padroeira de Arapiraca representam um resgate da história da fundação do município.
Nestes mais de um século e meio de fé e religiosidade, a imagem de Maria coroada e segurando o Menino Jesus se tornou a representaão da fé do povo arapiraquense. De acordo com Zezito Guedes, nos primeiro anos, a festa acontecia no 15 de agosto, data oficial de Nossa Senhora da Guia, mas no início do século passado a festa foi trazida para o dia 2 de fevereiro.
Indo mais além, Zezito Guedes, relata que o caráter secular da festa remonta também a época em que a imagem foi trazida por Manoel André de Bom Conselho até Arapiraca. Naquela época não se utilizava zabumbas em festas religiosas, mas a imagem trazida pelo fundador, veio desde Palmeira Do Índios/AL trazida em um andor, e acompanhada por uma banda e chegou em Arapiraca ao som de pífanos.
Conforme o historiador, a igreja dedicada à Padroeira de Arapiraca é a da Praça Manoel André (antiga rua do comércio), que foi reconstruída duas vezes, depois da primeira edificada pelo fundadosr da cidade.
Em 1910, o Padre Macedo decidiu construir uma igreja no lugar da antiga Capela construída por Manoel André, que passou a ocupar um espaço maior.
Mas no dia 5 de agosto de 1944, uma forte chuva levou a igreja ao chão, que posteriormente foi construída pelo Padre Epitácio Rodrigues. Atualmente no local foi edificada a Concatedral de Nossa Senhora do Bom Conselho no Lago Dom Fernando Gomes no, centro da cidade de Arapiraca, representando um dos templos mais bonitos do estado de Alagoas.
*Este texto é parte integrante do meu livro-Arapiraca Centenária-ontem e hoje que será lançado em breve, em homenagem ao Centenário da cidade.
Mais lidas
-
1REVIRAVOLTA
Carlos Guruba se mostra insatisfeito com Prefeito-imperador e anuncia providências jurídicas: "Fomos traídos na disputa pelo CSE"
-
2MENTIRA OFICIAL
Prefeitura de Palmeira dos Índios omite pauta real de encontro com lideranças indígenas: o projeto do Parque Aquático em área demarcada
-
3PERDENDO O PODER
Declarações de Prefeito-imperador sobre CSE revelam receio de perder influência no clube com possível patrocínio de 'bet'; ouça o áudio
-
4ANÁLISE
Analista: ameaça da Ucrânia de fazer bomba nuclear se Trump cortar ajuda é 'chantagem desesperada'
-
5GERAL
Pais de filhos de Deolane Bezerra prezam anonimato em meio à polêmica prisão da advogada