Cidades
Arapiraca: Aplicativo Pardal registra 22 denúncias de propaganda irregular desde o início da campanha eleitoral

Desde o dia 16 de agosto, quando teve início a campanha eleitoral, o aplicativo Pardal, ferramenta usada para fiscalização eleitoral pela Justiça Eleitoral, já contabilizou 343 relatos de propaganda eleitoral irregular em Alagoas. Entre as cidades mais citadas está Arapiraca, com 22 denúncias, atrás apenas de Maceió, que lidera esse ranking, com 78 reclamações.
Além de Arapiraca, outros municípios que também figuram entre os que têm maior incidência são Minador do Negrão e Messias, com 21 cada, Campo Alegre com 18, e São José da Tapera com 16.
O Pardal foi projetado para permitir que os cidadãos participem do combate à corrupção eleitoral, denunciando irregularidades nas campanhas. O uso da ferramenta foi ampliado em 2024, para incluir a fiscalização de desvios em campanhas na internet, sendo esta uma das principais novidades do ano.
A ferramenta Pardal Web permite que os usuários acompanhem o andamento das denúncias feitas pelo aplicativo móvel. Já o Pardal ADM automatiza o processo de notificação, enviando um link para a regularização ou esclarecimento da denúncia, além de permitir o envio de documentos comprobatórios.
As queixas incluem infrações relacionadas à propaganda em espaços proibidos e o uso inadequado de redes sociais para promoção de candidaturas.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Seduc realiza 6ºconvocação do PSS de profissionais de apoio da Educação Especial
-
2COMUNICAÇÃO
Clevânio Henrique lança projeto independente e deixa NN FM após dois anos; Microfone Aberto é transmitido por 4 emissoras em Arapiraca, Palmeira e Santana
-
3PODCAST
Ricardo Mota fez na entrevista o que sempre escreveu que o governador fazia nos bastidores: riu do "imperador" Julio Cezar.
-
4AVAL DA BANCADA DO CONFEITO
Prefeitura e Câmara de Palmeira ignoram Justiça e trocam terras da União avaliadas em R$1 milhão; FUNAI já acionou a assessoria jurídica sobre a permuta escandalosa
-
5ELEIÇÕES 2016
Antonio Albuquerque rejeita federação entre MDB e Republicanos e alerta para riscos à atuação política em Alagoas