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Porque os seguidores do Instagram diminuem: Principais Motivos e Como Evitar

24/09/2024
Porque os seguidores do Instagram diminuem: Principais Motivos e Como Evitar

Que o número de seguidores é uma das métricas mais importantes do Instagram, isso todo mundo já está cansado de saber. Não à toa, hoje é inclusive comum que os criadores de conteúdo incluam em sua estratégia de Marketing ações como comprar seguidores Instagram, tamanha a importância dessa métrica para a autoridade de um perfil.

No entanto, ainda que seja possível ver o número de seguidores crescer, seja comprando, seja usando outras técnicas de otimização e divulgação da conta e do conteúdo, o fato é que os seguidores também podem deixar de seguir o seu perfil. E isso não seria um problema, se fosse algo ocasional. No entanto, não raro, um grande número de seguidores deixa de seguir uma conta e as consequências são visíveis.

Desvantagens de perder seguidores


Não é possível que um perfil do Instagram com poucos seguidores alcance objetivos arrojados como se tornar popular, aumentar sua autoridade na plataforma e lucrar financeiramente. Para atingir esses e outros objetivos, é imprescindível que o perfil tenha muitos seguidores, além de uma alta taxa de engajamento.

Por isso, quando uma conta no Instagram começa a perder muitos seguidores, o efeito é desastroso. Afinal, isso mostra que o perfil não está oferecendo o que seu público-alvo deseja. Isso, como consequência, pode interferir no ganho financeiro, especialmente se o perfil for de uma marca que vende produtos ou serviços.

Motivos para deixar de seguir


Mas o que de fato leva os seguidores a deixarem de seguir um perfil no Instagram? São inúmeros os motivos para que isso ocorra. Confira a seguir os principais:

Baixa frequência de postagem:
Um perfil que não tem conteúdo não é atrativo para os seguidores. Afinal, o que as pessoas querem no Instagram é acessar informações que lhes interessa, independentemente do tema ou nicho. Sem conteúdo, não há porque uma pessoa seguir um perfil.
● Alta frequência de postagem: O contrário também é verdadeiro. Quando um perfil posta em excesso, o seguidor pode se sentir invadido. Até porque, no Instagram, o interesse dos seguidores é acompanhar as atualizações de diversas contas ao mesmo tempo e não apenas de uma.
● Conteúdo sem relevância: Para postar no Instagram e garantir engajamento é indispensável que o conteúdo ressoem com o que a sua audiência busca. Dessa forma, não adianta postar por postar. A foto, vídeo ou texto que você publicar deve ter relevância para os seus seguidores. Se, ao contrário, forem irrelevantes, aumentam as chances dos seguidores deixarem de te seguir.
● Seguidores falsos: Alguns perfis usam apps que identificam supostos usuários no Instagram que teriam interesse no seu perfil. Com isso, começam a segui-lo e acabam ganhando mais um seguidor em retribuição. No entanto, na maioria das vezes, se tratam de usuários fakes ou robôs. E a própria plataforma pode identificá-los e removê-los.
● Conteúdo promocional: Você pode e deve publicar conteúdo promocional sobre seus produtos e serviços. Mas é preciso cuidado para que o seu perfil não seja apenas sobre isso. O excesso de publicações como essa, pode afastar seus seguidores.
● Falta de interação da sua parte: Os seguidores do Instagram querem ser vistos e ouvidos, e quando isso não acontece eles podem deixar de segui-lo.

Como manter os seguidores

Para evitar uma debandada geral de seguidores da sua conta, é importante investir em algumas estratégias. Entre elas, o principal é entender quem é seu público-alvo e o que ele quer ou precisa. Isso vai te direcionar na hora de criar o conteúdo. Com isso em mente, mescle entre publicações pessoais, de serviço e promocionais. Também vale investir em uma boa frequência de postagem, visando sempre o equilíbrio.

Para conseguir fazer isso, você pode criar um cronograma de publicações, com um planejamento de posts e definição prévia dos conteúdos, seja para a semana ou para o mês. Além disso, foque na experiência do seu seguidor, especialmente se ele for um potencial cliente, e não deixe de se comunicar com ele, seja fazendo perguntas ou respondendo às dúvidas dele.

Conclusão


Os seguidores de um perfil no Instagram podem deixar de segui-lo e isso é um fato. Mas quando isso acontece com mais frequência, ou em maior escala, é preciso rever suas estratégias. A frequência com que você posta, o tipo de conteúdo publicado, e a ausência de interação da sua parte costumam determinar se um seguidor se mantém ou não na sua conta. Por isso, invista em posts que ofereçam algo que a sua audiência busca, evite o excesso de postagens e, principalmente, um único tipo de publicação como as promocionais.