Variedades

Novo auditório principal da 22ª Flip promete aproximar autores do público

Mais modesta, estrutura teve a capacidade reduzida em relação ao ano passado

Agência O Globo - 08/10/2024
Novo auditório principal da 22ª Flip promete aproximar autores do público
Novo auditório principal da 22ª Flip promete aproximar autores do público - Foto: Reprodução

A 22ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) começa nesta quarta-feira (8) com novidades no seu mapa oficial. Depois de anos ocupando as margens esquerda ou direita do rio Perequê-Açu, e de uma temporada dentro dos salões da igreja, o principal palco do festival terá uma nova localização. Em 2024, o Auditório da Matriz foi transferido para a quadra de basquete na praça mais importante da cidade, onde — em anos anteriores — funcionou a livraria da festa.

Nobel de Literatura:

'Corações de papel':

O novo espaço, à primeira vista, parece bem mais modesto do que as estruturas do passado. São apenas 24 lugares a menos (de 495 ano passado para 471 este ano), mas o novo auditório parece ter reduzido de forma considerável o tamanho do palco onde acontecem os debates e também a distância que separa os autores do público, resultando em um design mais compacto.

Nas edições recentes, sobretudo nos painéis realizados ao longo das manhãs, a festa vinha convivendo com sessões esvaziadas, distantes da da lotação máxima. Mauro Munhoz, diretor artístico da Flip, garante que a mudança de endereço do auditório não se deve a uma menor procura pelos ingressos, e garante que a demanda por entradas permanece a mesma.

— As mudanças de desenho do Auditório da Matriz se devem a outros motivos — explica Munhoz. — Essa nova configuração tornará mais fluidos os fluxos entre a Praça da Matriz, e a Praça Aberta do Areal, à margem esquerda do Perequê-Açu. O projeto do Auditório da Matriz deste ano proporciona uma experiência mais qualificada no contato dos autores com o público. O pé direito mais alto proporciona melhores curvas de visibilidade para todos os assentos.

Auditório da Praça

O Auditório da Praça, onde é possível acompanhar a transmissão dos debates, segue no mesmo lugar de edições do passado, no areal ao lado da praça principal, e o circo da Flipinha já montou o seu picadeiro no centro da praça. A livraria, por sua vez, foi para o antigo lugar do Auditório da Matriz, do lado direito do rio. A nova localização do palco principal valoriza ainda mais a Praça Monsenhor Hélio Pires (mais famosa simplesmente como Praça da Matriz) como o ponto central da festa literária. O zumzumzum do lugar, o mais agitado da cidade durante os dias de Flip, não preocupa Munhoz, pelo contrário.

– A experiência de estarmos juntos nas ruas e praças em Paraty é central na Flip. O desenho de som do Auditório da Matriz é minuciosamente elaborado para que permita esse convívio, e não deve comprometer a experiência do público que assiste às mesas da programação principal. Escutar os rumores da cidade faz parte da experiência de uma festa que acontece em seus espaços públicos.

Realizada entre amanhã e domingo, a 22ª edição do evento literário mais famoso do Brasil homenageará o cronista e jornalista João do Rio. Autores brasileiros, como Luiz Antonio Simas e Carla Madeira, além de escritores internacionais, como o palestino Atef Abu Saif e o colombiano Juan Cárdenas, estão entre os convidados.