Cidades
Coruripe recebe imersão do Programa Escolas Criativas e apresenta ações transformadoras na educação
Programa visa transformar as escolas públicas em ambientes mais lúdicos e envolventes
Na última quinta-feira (31), o município de Coruripe recebeu representantes do Programa Escolas Criativas e apoiadores na Central de Merenda e Capacitações, para uma imersão que teve como objetivo apresentar e discutir práticas inovadoras de ensino promovidas pela iniciativa. O programa busca transformar as escolas públicas em ambientes mais lúdicos e envolventes, incentivando o protagonismo dos estudantes e valorizando a prática docente.
Durante o evento, os participantes assistiram a uma apresentação de carimbó realizada pelos alunos da rede, que encantaram o público ao dançar com pequenos robôs, transformados em dançarinos. Esses robôs fazem parte do Programa de Robótica Educacional do município, que tem se destacado em várias competições.
O prefeito Marcelo Beltrão acompanhou a visita e destacou a contribuição do Programa Escolas Criativas para o fortalecimento das práticas educacionais em Coruripe.
“É com grande alegria que recebemos a equipe do Programa Escolas Criativas em nosso município. O programa tem feito a diferença nos avanços que temos alcançado, e essas parcerias precisam se perpetuar, e os frutos serem levados para toda a rede, como também para outros municípios, para que possamos disseminar o que tem dado certo e com isso ajudar a melhorar os indicadores. O que a gente constrói aqui é para nivelar as classes sociais através da educação pública de qualidade, e com isso formar cidadãos críticos e preparados para o futuro”, completou o gestor.
A secretária de Educação, Cintya Alves, falou sobre a parceria com o Escolas Criativas. “Iniciamos nossa parceria em 2022, e ao longo desses dois anos, realizamos diversas capacitações para professores, gestores e técnicos. Também tivemos a oportunidade de participar da Expedição Criativa em Boston, no Massachusetts Institute of Technology, onde vivenciamos experiências incríveis que trouxemos para implementar em nossa rede de ensino. Começamos com o programa em nove escolas, e hoje toda a rede adota as práticas apresentadas pelo Escolas Criativas. O programa tem agregado muito às nossas práticas pedagógicas, pois une todos os agentes envolvidos no processo, dando voz ao aluno e tornando-o peça fundamental na construção da aprendizagem, por meio de métodos que fogem do convencional”, explicou a gestora.
Verônica Gomes, Coordenadora de Implementação do Programa Escolas Criativas, integrou a comitiva que conheceu as experiências bem-sucedidas de Coruripe.
“A rede de educação de Coruripe se destaca por ações de equidade, antinarcismo, entre outras iniciativas, e a mobilização realizada aqui, bem como as campanhas servem de exemplo para outras redes em todo o país e fazemos questão de disseminar esses exemplos de sucesso, tudo isso serve de inspiração”, ressaltou a coordenadora.
No intervalo para o almoço os visitantes puderam se deliciar com pratos especiais preparados pelas merendeiras da rede municipal, que estão participando do Concurso de Merendeiras do Sebrae. Coruripe está na final com o prato Cuscuz de macaxeira com tilápia ao creme de abóbora, e para acompanhar banana da terra e couve frito. E para encerrar a visita, o grupo foi conhecer a Escola Francisco Amálio Maria, no Pontal, e todas as práticas implementadas através do Escolas Criativas.
Mais lidas
-
1MAIS DE 7 MIL HECTARES
Demarcação em Palmeira dos Índios entra em fase decisiva e promessa é que saia até dezembro
-
2GUERRA NOS BASTIDORES
Câmara de Palmeira dos Índios interrompe sessão por falta de quórum em meio à pressão pela eleição da Mesa Diretora; votação da LDO é o ponto chave da batalha entre vereadores e prefeito-imperador
-
3MENTIRA OFICIAL
Prefeitura de Palmeira dos Índios omite pauta real de encontro com lideranças indígenas: o projeto do Parque Aquático em área demarcada
-
4UM MUSEU DE NOVIDADES
Primeiro escalado para time de Luísa Julia será um vereador eleito para abrir vaga para suplente Dindor
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
LDO 2025: Orçamento baixo para vice-prefeita eleita levanta questionamentos sobre valorização do cargo