Internacional

Mais de 40% dos americanos estão insatisfeitos com a situação nos EUA, diz mídia

Pelo menos 43% dos norte-americanos estão insatisfeitos e 29% irritados com a situação dos Estados Unidos, de acordo com uma pesquisa de boca de urna da CNN publicada nesta terça-feira (5), quando ocorre a eleição presidencial.

05/11/2024
Mais de 40% dos americanos estão insatisfeitos com a situação nos EUA, diz mídia

Apenas 7% dos entrevistados disseram se sentir entusiasmados com a situação do país e 19% estão satisfeitos com ela, revelou a pesquisa.

Quando questionados se aprovam o trabalho do atual presidente dos EUA, Joe Biden, 58% disseram que não, enquanto 41% afirmaram gostar de seu desempenho, de acordo com a pesquisa.

Outro levantamento, desta vez divulgado pela CBS, mostrou que 52% dos eleitores do candidato republicano duvidam que o atual processo eleitoral no país seja conduzido de forma justa.

Em contraste, 88% dos eleitores da candidata democrata, Kamala Harris, confiam que o pleito não terá irregularidades, enquanto apenas 11% desconfiam.

Primeiros centros de votação são fechados

Os primeiros centros de votação das eleições presidenciais nos Estados Unidos começaram a fechar a partir das 18h (no horário leste do país, 20h em Brasília) nos estados de Indiana e Kentucky.

Os estadunidenses foram convocados às urnas para escolher seu futuro presidente entre a atual vice-presidente, a democrata Kamala Harris, e o ex-presidente Donald Trump, do Partido Republicano. Também serão escolhidos o vice-presidente, naturalmente, além de toda a Câmara dos Representantes e um terço do Senado.

O candidato que obtiver pelo menos 270 (mais da metade) dos membros do Colégio Eleitoral vence as eleições. Se houver empate com 269 delegados para cada, quem designa o presidente é a Câmara dos Representantes recém-eleita.

Os resultados são aguardados com especial atenção nos chamados estados-pêndulo, que não se inclinam claramente para um ou outro partido e, por isso, podem definir a eleição. Nessas eleições, os estados oscilantes são sete: Arizona, Carolina do Norte, Geórgia, Michigan, Nevada, Pensilvânia e Wisconsin, que juntos somam 93 votos eleitorais.

Quem for eleito assumirá a presidência no próximo dia 20 de janeiro por um período de quatro anos.