Internacional
Nações Unidas: mulheres e crianças representam 70% dos mortos na Faixa de Gaza desde 2023
Mulheres e crianças representam cerca de 70% dos mortos na Faixa de Gaza desde outubro de 2023, relata o Escritório do Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH).
"O Escritório do Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos tem verificado os detalhes individuais dos mortos em Gaza por ataques, bombardeios e outras condutas de hostilidades. Dessas fatalidades, até agora descobriu-se que cerca de 70% das vítimas eram crianças e mulheres, indicando uma violação sistemática dos princípios fundamentais do direito internacional humanitário, incluindo distinção e proporcionalidade", disse o ACNUDH em uma declaração à imprensa.
A agência das Nações Unidas identificou três faixas etárias de crianças entre os falecidos: as entre 5 e 9 anos, aquelas entre 10 e 14 anos, e bebês e crianças menores de 4 anos. Além disso, a ACNUDH relata que cerca de 80% das mortes ocorreram em moradias residenciais.
Em outubro de 2023, Israel sofreu um ataque coordenado de militantes do Hamas, que abriram fogo contra alvos militares e civis, e sequestraram mais de 200 pessoas. O atentado também resultou em cerca de 1,1 mil mortes.
Como retaliação, as Forças de Defesa de Israel (FDI) anunciaram um bloqueio da Faixa de Gaza e lançaram incursões terrestres e ataques aéreos a alvos civis. Mais de 43 mil palestinos foram mortos e mais de 100 mil sofreram ferimentos desde o início do conflito, diz o Ministério da Saúde de Gaza.
Mais lidas
-
1ASSASSINATO
Homem é morto a tiros na Cafurna em Palmeira dos Índios
-
2BRIGA CONTINUA
Luísa Duarte dá publicidade inédita ao repasse do duodécimo de R$ 765 mil; valor expõe sobra de mais ou menos R$ 420 mil na Câmara
-
3HUMILHAÇÃO
CSE em crise: Ex-Prefeito, Prefeita Luisa Duarte e Vice Sheila abandonam time na torcida em campo e no bolso
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Luisa Duarte confirma Genivaldo Dindor para compor o secretariado
-
5LEGISLATIVO
Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios realiza cinco sessões extraordinárias nesta segunda-feira (20)