Cidades
Castra Amigo: Prefeitura de Coruripe retoma programa e mutirão de castração acontecerá no bairro Vassouras
Objetivo é promover o controle populacional e o bem-estar por meio da castração gratuita de cães e gatos de famílias de baixa renda. Interessados devem realizar o cadastro na próxima terça (12), na UBS das Vassouras
A Prefeitura de Coruripe retoma neste mês de novembro o Programa Castra Amigo, programa de castração de cães e gatos das famílias de baixa renda de forma gratuita. O programa é coordenado pelas secretarias municipais de Saúde e Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social.
Esta edição do mutirão castração será realizada no dia 19 de novembro. As equipes técnicas das secretarias envolvidas se reuniram na Secretaria de Saúde para alinhar os detalhes do retorno do programa que, a partir de janeiro, será realizado uma vez por mês e vai rodar todo o município.
O Castra Amigo tem como objetivo implementar uma política pública de esterilização cirúrgica de cães e gatos, com foco na saúde pública, no bem-estar animal e na educação sobre guarda responsável. Além disso, visa combater o abandono de animais nas ruas, controlar zoonoses e reduzir os acidentes envolvendo animais em situação de rua.
O prefeito Marcelo Beltrão destacou a relevância do programa para a comunidade. “É com grande satisfação que anunciamos a retomada do Programa Castra Amigo. Essa ação visa não só o controle populacional de cães e gatos, mas também promove a saúde pública e o bem-estar dos animais no município”, afirmou.
A primeira fase de retomada ocorrerá no bairro Vassouras e vai atender somente aos animais domésticos das famílias do bairro. Para realizar a castração, os interessados precisam realizar o cadastro dos animais, que acontece no dia 12 de novembro, das 8h às 14h, na Unidade Básica de Saúde Geraldo Gouveia. Para efetuar o cadastro, os responsáveis pelos animais devem apresentar os seguintes documentos: CPF, RG, comprovante de residência e o número do NIS (com cadastro atualizado).
Serão realizadas 50 castrações mensais, sendo 30 para cães e 20 para gatos. Cada família poderá castrar até dois animais. Após a cirurgia, os tutores receberão a receita médica, os medicamentos e as orientações sobre o pós-cirúrgico.
O secretário de Saúde, Maykon Beltrão, ressaltou a importância da castração para a saúde pública e para o controle populacional de animais. “Iniciaremos no bairro Vassouras, mas o Castra Amigo percorrerá todo o município, com o apoio do Castra Móvel. Além da castração, levaremos informações valiosas aos tutores sobre cuidados com os animais. O programa também complementa as ações de vacinação de cães e gatos, ajudando a prevenir doenças, prolongando a vida dos animais e reduzindo o número de animais abandonados. O Castra Amigo é destinado a famílias de baixa renda, seja um tutor responsável e leve seu animal para castração”, ressaltou.
Saiba quais animais podem ou não ser castrados
Poderão ser castrados cães e gatos com as seguintes idades: machos com idade de 6 meses a 8 anos e fêmeas de 6 meses a 8 anos. Não poderão ser castrados animais braquiocefálicos, fêmeas no cio, amamentando ou recém-paridas (menos de 45 dias após o parto), ou animais com suspeita ou confirmação de gestação.
Mais lidas
-
1MAIS DE 7 MIL HECTARES
Demarcação em Palmeira dos Índios entra em fase decisiva e promessa é que saia até dezembro
-
2MENTIRA OFICIAL
Prefeitura de Palmeira dos Índios omite pauta real de encontro com lideranças indígenas: o projeto do Parque Aquático em área demarcada
-
3GUERRA NOS BASTIDORES
Câmara de Palmeira dos Índios interrompe sessão por falta de quórum em meio à pressão pela eleição da Mesa Diretora; votação da LDO é o ponto chave da batalha entre vereadores e prefeito-imperador
-
4UM MUSEU DE NOVIDADES
Primeiro escalado para time de Luísa Julia será um vereador eleito para abrir vaga para suplente Dindor
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
LDO 2025: Orçamento baixo para vice-prefeita eleita levanta questionamentos sobre valorização do cargo