Brasil
PF: ex-mulher de autor de explosões em Brasília diz que ele planejava matar Alexandre de Moraes
A ex-mulher de Francisco Wanderley Luiz, autor do ataque à bomba na Praça dos Três Poderes, disse a agentes da Polícia Federal (PF), nesta quinta-feira (14), o alvo das explosões detonadas por ele ontem (13) era o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF
Em depoimento, no município de Lages, em Santa Catarina, a mulher declarou que o ex-companheiro fez pesquisas no Google para planejar o atentado e detonou a bomba contra si mesmo, porque foi descoberto antes de executar o plano, mas já havia a intenção de se matar após o assassinato.
Ainda segundo ela, o ex estava obcecado com Moraes desde que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ganhou a eleição, em 2022.
A polícia descobriu na casa alugada por Wanderley Luiz na cidade satélite do DF de Ceilândia indícios ligados às manifestações antidemocráticas de 8 de janeiro. O carro de Wanderley Luiz foi encontrado com explosivos e em chamas próximo à Câmara dos Deputados e explosões foram registradas em frente ao prédio do STF. A PF instaurou inquérito para apurar o atentado, que será investigado como ato terrorista.
Moraes comentou o ataque nesta manhã em palestra em Brasília e defendeu que o incidente não representa um "fato isolado", mas faz parte de um contexto de desestabilização iniciado com o chamado "gabinete do ódio", núcleo próximo ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O grupo é investigado por disseminar desinformação e atacar instituições. A Polícia Federal, que iniciou a investigação logo após o incidente, encaminhou o caso ao Supremo Tribunal Federal (STF), atribuído a Moraes, devido à sua relatoria em processos que envolvem o gabinete do ódio.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
3GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
4TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo
-
5CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas

