Artigos
Doutor honoris causa
Por uma decisão unânime do Conselho Universitário da Universidade Santa Úrsula, cujo reitor é o professor Paulo Alonso, recebi o honroso título de Doutor Honoris Causa. A solenidade foi realizada no teatro da Academia Brasileira de Letras, com o comparecimento de dezenas de professores e acadêmicos. Na ocasião, o prof Paulo Alonso discorreu sobre a biografia do homenageado, a partir do seu nascimento no bairro de Pilares, passando por suas várias escolas, desde o pré-escolar no Instituto de Educação e o ensino fundamental na escola 19-Canadá, os dois anos em São Paulo, no Grupo Escolar Rodrigues Alves, os oito anos no Colégio Vera Cruz, na Tijuca, e os cursos superiores de Matemática e Pedagogia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
São palavras do reitor Paulo Alonso: “Garoto, logo sentiu à sua volta o encanto e a magia do Rio de Janeiro. E cedo ouviu o apelo de suas vocações maiores: o Jornalismo e o Magistério.”
Agora, avança em estudos profundos sobre a Inteligência Artificial, tema atualíssimo. Lembrei as quatro vezes em que fui Secretário de Estado do Rio de Janeiro, primeiro de Ciência e Tecnologia, depois de Educação e Cultura. Construí o Planetário da Gávea e inaugurei 88 escolas, que foi um récorde. No Conselho Federal de Educação fui pioneiro nos estudos da educação à distância. Desde 1992 integro o Conselho de Notáveis da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.
Na biografia não poderia deixar de citar a longa experiência no jornalismo da Manchete (Bloch Editores), além dos tempos pioneiros da TV Manchete (Canal 6). Hoje, a referência é o programa “Identidade Brasil” (Canal Futura), onde realizo maravilhosas entrevistas no Canal 534. São referências que foram lembradas pelo Reitor Paulo Alonso, no seu aplaudido discurso, em que não faltou a citação dos tempos de membro da Academia Brasileira de Letras, onde hoje sou o vice-decano.
Para finalizar, foram citados os mais de 100 livros escritos e a direção do “Jornal de Letras”, que assinala agora mais de 300 edições. A esposa Ruth, os três filhos, as seis netas e a bisneta Sofia foram também uma simpática referência, que comoveu a todos.
Mais lidas
-
1DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Mesmo com nova gestora, a prefeita Luiza, 19 dos 24 secretários devem permanecer na prefeitura; veja a lista
-
3SUCESSÃO
Disputa na OEA: Caribe se organiza e Paraguai busca apoio de Lula e Trump para novo secretário-geral
-
4NATAL SEM FOME
Famílias ocupam supermercado para denunciar altos lucros com os alimentos
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa recém-diplomada herdará máquina pública inchada e desafios fiscais