Brasil
Presidente Lula inicia 2º dia da Cúpula de Líderes do G20
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, iniciou o segundo e último dia da Cúpula de Líderes do G20 no Rio de Janeiro. Na noite de ontem, segunda-feira (19), foi aprovada por unanimidade a declaração final dos líderes que foca principalmente no
A reunião desta terça-feira culmina com a cerimônia de transferência da presidência do G20 do Brasil para a África do Sul, que lidera o grupo em 2025.
Prevista para ser emitida no encerramento da cúpula, o texto final foi divulgado antecipadamente, na noite de segunda-feira (18). No documento, os líderes exaltaram a iniciativa contra a insegurança alimentar, formalizada na Aliança Global Contra a Fome, lançada no evento.
Apenas duas palavras foram alteradas no documento final, uma vitória para a diplomacia brasileira. No ano passado, em Nova Deli, Índia, os países não chegaram a um consenso devido a questões relacionadas às sanções impostas à Rússia e ao conflito ucraniano.
Dessa vez, a declaração final defende uma "paz abrangente, justa e duradoura" e "relações pacíficas, amigáveis de de boa vizinhança entre as nações. O texto também pede um cessar-fogo na Faixa de Gaza e expressa preocupação com a escalada do conflito para o Líbano.
Os conflitos mundiais, no entanto, não foram tema principal do encontro. A presidência brasileira elencou como foco do evento o desenvolvimento sustentável e a urgência de combater as mudanças climáticas.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1CRAÍBAS
“Assustador e inaceitável”: Deputado denuncia destruição provocada pela Vale Verde em Craíbas e alerta para risco de nova tragédia como a da Braskem
-
2CONDENADOS À FALTA D’ÁGUA
Concessão de água que foi vendida por 40 anos sem a anuência e com o silêncio da Câmara de Vereadores expõe Palmeira dos Índios a crise prolongada
-
3
Jeep Compass 2025 consolida sua posição de destaque no mercado
-
4CONCENTRAÇÃO
'Quem descobriu o Brasil?' Não foi bem assim…
-
5LAVOU AS MÃOS
Prefeitura de Palmeira suspende repasse de recursos públicos ao CSE em meio a crise de comando no clube