Internacional
Falha na rede elétrica na Zâmbia deixa todo o país sem eletricidade
A Zâmbia ficou completamente sem eletricidade neste sábado (24) devido a uma falha na rede elétrica do país.
A empresa estatal de energia ZESCO Limited informou pelas redes sociais que a "falha ocorreu no sistema energético do país, que levou a um corte de energia que afetou todo o país".
A empresa acrescentou que estão em andamento trabalhos para solucionar problemas do sistema e descobrir a causa do apagão
A Zâmbia está enfrentando frequentes apagões devido a uma grave seca, que tem deixado a represa de Kariba, essencial para o país, sem água suficiente para operar suas turbinas hidrelétricas.
Kariba é o maior lago artificial do mundo em volume e fica a 200 quilômetros ao sul de Lusaca, a capital da Zâmbia, na fronteira com o Zimbábue. Construída na década de 1950, a imensa parede represa as águas do rio Zambeze.
Após meses de seca devido ao fenômeno natural El Niño, agravados pelo aquecimento global, colocaram a estação hidrelétrica da Zâmbia à beira de uma paralisação total pela primeira vez.
Em setembro, o Ministro de Infraestrutura, Habitação e Desenvolvimento Urbano da Zâmbia, Charles Milupi, disse à Sputnik, que o país tem interesse em projetos nucleares conjuntos com a Rússia para aumentar sua capacidade de gerar energia.
"Queremos aumentar nossa capacidade de gerar energia, energia elétrica", disse o ministro à margem da Assembleia Geral da ONU em Nova York.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1EXEMPLO A SER SEGUIDO
Enquanto regiões do Nordeste trocam asfalto por concreto para reduzir calor, municípios de Alagoas vão na contramão com cidades mais quentes
-
2BRICS
Caminho sem volta: BRICS impulsionou desdolarização do mercado mundial, opina analista
-
3VERGONHA EM PALMEIRA
Crise no Futebol: Prefeitura intensifica represálias contra CSE e “administrador de estádio” sem portaria de nomeação proíbe treinos noturnos
-
4GAME OVER 2
PC cumpre mandados contra influenciadores em Arapiraca e Penedo e apreende veículos
-
5O VICE
Vice-prefeito Henrique Alves Pinto (PP) assume a prefeitura da Barra de São Miguel