Internacional
Yamandú Orsi é eleito presidente do Uruguai em vitória da centro-esquerda
Os uruguaios elegeram, neste domingo (24), Yamandú Orsi, em um segundo turno, para assumir a presidência a partir de 1º de março do ano que vem.
Orsi obteve 49,5% dos votos contra 45,9% de seu rival, Álvaro Delgado, do Partido Nacional (centro-direita), segundo o instituto de pesquisas Cifra.
Com o resultado a centro-esquerda volta ao poder, após cinco anos da coalizão de centro direita no poder, liderado pelo presidente Luis Lacalle Pou. Com nível de aprovação de 50%, ele não pode disputar a reeleição, que é proibida constitucionalmente, no país.
O professor de história Yamandú Orsi, um professor de história de 57 anos, da opositora Frente Ampla, de que faz parte o ex-presidente José Mujica, enfrenta Álvaro Delgado, um veterinário de 55 anos, do Partido Nacional, que lidera a aliança governista.
A disputa ocorreu voto a voto, como previram às pesquisas eleitorais. A votação começou às 8h e terminou às 19h30.
No primeiro turno, em 27 de outubro, o candidato da Frente Ampla foi o mais votado há um mês, com cerca de 43% dos votos. Já Delgado obteve 26%. Esta foi a quarta eleição consecutiva, que os uruguaios elegeram o presidente em segundo turno.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1EXEMPLO A SER SEGUIDO
Enquanto regiões do Nordeste trocam asfalto por concreto para reduzir calor, municípios de Alagoas vão na contramão com cidades mais quentes
-
2BRICS
Caminho sem volta: BRICS impulsionou desdolarização do mercado mundial, opina analista
-
3VERGONHA EM PALMEIRA
Crise no Futebol: Prefeitura intensifica represálias contra CSE e “administrador de estádio” sem portaria de nomeação proíbe treinos noturnos
-
4GAME OVER 2
PC cumpre mandados contra influenciadores em Arapiraca e Penedo e apreende veículos
-
5O VICE
Vice-prefeito Henrique Alves Pinto (PP) assume a prefeitura da Barra de São Miguel