Política
Maceió lidera conferência que discute política ambiental na Região Metropolitana
Autoridades municipais ligadas ao meio ambiente de municípios da Região Metropolitana da capital participaram, nesta segunda-feira (25), do primeiro encontro da Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente. Organizado pela Prefeitura de Maceió, o evento aconteceu no auditório da Ilumina e discutiu propostas acordadas pelos representantes que serão levadas ao debate nas conferências estadual e nacional da área.
Ao todo, representantes de 15 municípios da Grande Maceió foram chamados para as plenárias, assim como integrantes da sociedade civil organizada que militam no segmento ambiental. Outra etapa da discussão local vai acontecer no dia 6 de dezembro e será a última antes da conferência estadual. A intenção é contribuir com a elaboração de novas políticas ambientais no país.
Foi produzida a minuta com uma série de sugestões dentro dos cinco eixos temáticos do evento ambiental: redução da emissão de gases do efeito estufa, adaptação e preparação para desastres, justiça climática, transformação ecológica, governança e educação ambiental.
“O município avocou para si essa responsabilidade, na Região Metropolitana, de liderar essas discussões. É o primeiro passo para a construção de um trabalho em conjunto, de interesse mútuo, que envolve todo o Estado. Neste caso, estamos trabalhando para elaborar propostas que contemplem todos os municípios da Grande Maceió”, explicou o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Cantídio Mundim.
Ele explica que, no segundo encontro, oficinas de trabalho serão promovidas para balizar o debate sobre toda a política climática, a partir de informações e sugestões da sociedade civil. Esta será a quinta conferência nacional e o tema central é a questão climática, propondo ideias para futuras políticas governamentais a serem implementadas no Brasil nos próximos 10 anos.
“Dentro da realidade do município de Maceió, a maior preocupação diz respeito à mitigação de disputa de espaços. Na área do meio ambiente, existem várias ações que devem ser implementadas, priorizadas, na implantação de políticas públicas voltadas para a questão climática”, destacou.
De acordo com o secretário, este é um tema que as comunidades, a sociedade civil organizada e o poder público precisam discutir para estabelecer parâmetros para o governo colocar em prática estas medidas de enfrentamento à crise climática.
Cada representante representante no encontro municipal da conferência teve o direito de apresentar três propostas. Cantídio Mundim avalia o evento como estratégico para a construção de uma nova realidade ambiental no Brasil.
Mais lidas
-
1DISCRIMINAÇÃO
Professor Cosme Rogério expõe racismo estrutural no PT de Palmeira dos Índios
-
2USINA DE VOTOS
Em Palmeira dos Índios, mais da metade da população depende do Bolsa Família e há temor de uso eleitoreiro para 2026, com ex-imperador na disputa
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
No governo Luísa Duarte, PT fica em segundo plano e maior fatia da assistência social segue sob controle de aliados de Julio Cezar
-
4COLISÃO FRONTAL
Em Satuba, acidente envolvendo um micro-ônibus e um táxi deixa dois mortos na BR-316
-
5REAGIRAM À ABORDAGEM
Suspeitos de matar a menina Maria Alice no Ouro Preto são mortos em troca de tiros com a PM