Política
“Água: essência da vida” é tema de Mostra de Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade
A qualidade, a utilidade, a função e os benefícios da água foi tema da V Mostra de Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade desenvolvida por cerca de 300 estudantes do 1º ao 5º ano da escola Municipal Zilka de Oliveira. A atividade que foi realizada na última sexta-feira (22) teve como objetivo trabalhar a consciência ambiental nos alunos com o tema “Água: essência da vida”.
A Mostra traz trabalhos desenvolvidos por estudantes do ensino fundamental. São temas que vão desde a importância da água para a vida, assim como as águas do oceano, estados físicos da água, utilidades da água, tipos de águas, ciclo da água que foi desenvolvido no terrário, a função da água no corpo humano, benefícios da água no corpo humano, água geradora de energia elétrica, além de trabalhos mostrando a água da chuva e suas utilidades.
A Mostra contou com a parceria do setor de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e reuniu toda a comunidade escolar da unidade.
A diretora da escola, Sandra Mônica, ressaltou a importância do trabalho e o envolvimento com a comunidade.
“O trabalho é de grande relevância, porque a gente abre as portas da escola para que a comunidade também possa participar e ver o que está sendo trabalhado em sala de aula. É o momento de unir família, crianças e a escola”, afirma a diretora.
Terrário- Ecossistema dentro de um vidro
Para que a Feira tivesse o engajamento de todos, bem como a aprendizagem esperada, a diretora conta que cada professor desenvolveu um tema sobre a água em sala de aula, utilizando diversos materiais de pesquisas, a exemplo de vídeos no You Tube, livros didáticos e buscas na internet.
“Todos os alunos estudaram o tema em sala de aula, por meio de diversas pesquisas. Algumas turmas desenvolveram maquetes. Algumas turmas também fizeram uma apresentação diferente como o terrário que é o desenvolvimento de um ecossistema dentro de um vidro fechado”, destacou.
A Mostra também teve a visitação das crianças da educação infantil. Mônica explica que no próximo ano elas farão parte do ensino fundamental e por isso a importância desde já de conhecer o trabalho realizado.
“As nossas crianças do segundo período estão na transição para o primeiro ano. Elas fizeram visitas guiadas em cada estande de cada turma”, frisa.
Com um trabalho pautado desde a semana pedagógica, Sandra Mônica ressalta que todos os eventos da escola é feito por meio de um plano de trabalho onde são definidos os eventos pedagógicos ou eventos festivos que a escola deve desenvolver durante o ano, como é o caso da Mostra de Ciência que está dentro da Feira de Inovação, Tecnologia e Ciência desenvolvido pela Semed nas escolas todo ano.
A diretora explica ainda que tanto a direção como a vice-direção e a coordenação acompanharam os trabalhos dos alunos orientando junto com os professores a organização de cada turma. Ainda de acordo com a diretora sem a participação de todos o resultado não seria satisfatório.
“Sem dúvida nenhuma o trabalho coletivo foi fundamental para a realização, sem os professores, sem o pessoal da B.R.A, sem as merendeiras e até o pessoal da secretaria, a gente não teria resultado tão satisfatório como a gente teve. Toda a equipe deu as mãos para que esse trabalho fosse feito com êxito e assim ser apresentado em apenas um único dia”, reforçou Mônica.
Mais lidas
-
1DISCRIMINAÇÃO
Professor Cosme Rogério expõe racismo estrutural no PT de Palmeira dos Índios
-
2USINA DE VOTOS
Em Palmeira dos Índios, mais da metade da população depende do Bolsa Família e há temor de uso eleitoreiro para 2026, com ex-imperador na disputa
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
No governo Luísa Duarte, PT fica em segundo plano e maior fatia da assistência social segue sob controle de aliados de Julio Cezar
-
4COLISÃO FRONTAL
Em Satuba, acidente envolvendo um micro-ônibus e um táxi deixa dois mortos na BR-316
-
5REAGIRAM À ABORDAGEM
Suspeitos de matar a menina Maria Alice no Ouro Preto são mortos em troca de tiros com a PM