Política
Audiência discute inscrição do nome de Oliveira Silveira no Livro dos Heróis e das Heroínas da Pátria
A Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados realiza nesta quinta-feira (28) audiência pública sobre o Projeto de Lei 77/24, que inscreve o nome de Oliveira Silveira no Livro dos Heróis da Pátria.
O debate atende a pedido da autora do projeto, deputada Reginete Bispo (PT-RS), e está marcado para as 10 horas, no plenário 9.
A audiência será interativa; veja quem foi convidado e envie suas perguntas.
Quem foi Silveira
Oliveira Silveira foi poeta, intelectual, militante do movimento da negritude na cidade de Porto Alegre (RS) e uma das líderes da campanha pelo reconhecimento do Dia da Consciência da Negra (20 de novembro).
Também integrou o Grupo Palmares, que teve como objetivo estimular o Brasil a discutir sua identidade negra e a influência do racismo no país.
O livro
O Livro dos Heróis e das Heroínas da Pátria, também chamado de Livro de Aço (pois a obra é formada por páginas de aço), fica no Panteão da Pátria, na praça dos Três Poderes, em Brasília.
Criado em 1992, reúne protagonistas da liberdade e da democracia, que dedicaram sua vida ao país em algum momento da história. A inscrição de um novo personagem depende de lei aprovada no Congresso.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
R$43 milhões na Prefeitura e R$ 765 mil na Câmara em janeiro: Cadê a Transparência?
-
2USINA DE VOTOS
Em Palmeira dos Índios, mais da metade da população depende do Bolsa Família e há temor de uso eleitoreiro para 2026, com ex-imperador na disputa
-
3AÇÃO INTEGRADA
Mais de 20 pessoas são presas em operação contra organização criminosa
-
4DISCRIMINAÇÃO
Professor Cosme Rogério expõe racismo estrutural no PT de Palmeira dos Índios
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
No governo Luísa Duarte, PT fica em segundo plano e maior fatia da assistência social segue sob controle de aliados de Julio Cezar