Internacional
Trump pode iniciar conversas sobre Ucrânia uns meses depois sua posse, diz especialista
As negociações para resolver o conflito ucraniano poderiam ser iniciadas pelo presidente eleito dos EUA Donald Trump na primavera (no Hemisfério Norte) de 2025, mas é necessária uma solução sustentável em vez de um cessar-fogo temporário, disse o analista
O ex- e futuro anfitrião da Casa Branca, Donald Trump, disse anteriormente que o conflito na Ucrânia nunca teria começado se ele fosse o presidente dos EUA na época, em vez de Joe Biden.
Ele também enfatizou que pretende chegar a um acordo sobre o conflito entre a Rússia e a Ucrânia em apenas 24 horas.
Ao comentar as palavras de Trump, o porta-voz da presidência russa Dmitry Peskov descreveu o conflito como um problema complexo demais para ser resolvido em um dia.
"Trump vai tomar posse em 20 de janeiro. Uma das questões prioritárias que ele vai desejar abordar após a posse será a questão da Ucrânia. Portanto, as negociações poderiam começar alguns meses após a posse de Trump, ou seja, na primavera [no Hemisfério Norte] de 2025", disse o analista.
Para que os lados cheguem à mesa de negociações, disse ele, Trump deve propor um plano de paz permanente, não um cessar-fogo.
Como exemplo de trégua fracassada, Hazir citou o cessar-fogo previsto nos Acordos de Minsk de 2014 e 2015, que falharam por não serem cumpridos.
Por sua vez, em 14 de junho de 2024, o presidente russo Vladimir Putin indicou as seguintes condições para a solução do conflito ucraniano:
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1EXEMPLO A SER SEGUIDO
Enquanto regiões do Nordeste trocam asfalto por concreto para reduzir calor, municípios de Alagoas vão na contramão com cidades mais quentes
-
2BRICS
Caminho sem volta: BRICS impulsionou desdolarização do mercado mundial, opina analista
-
3VERGONHA EM PALMEIRA
Crise no Futebol: Prefeitura intensifica represálias contra CSE e “administrador de estádio” sem portaria de nomeação proíbe treinos noturnos
-
4GRANDE LÍDER
Luto: Alagoas dá adeus a Benedito de Lira
-
5O VICE
Vice-prefeito Henrique Alves Pinto (PP) assume a prefeitura da Barra de São Miguel