Internacional
Desesperado com poderio russo, Zelensky pede ao Ocidente novo sistema de defesa aérea
Vladimir Zelensky disse, nesta quarta-feira (27), que pediu aos países ocidentais que forneçam novos sistemas modernos de defesa aérea após o lançamento de teste do míssil russo Oreshnik.
Zelensky disse que discutiu as opções de resposta aos testes do Oreshnik com o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Mark Rutte.
"Falei com [o secretário-geral] Mark Rutte sobre os resultados da reunião do Conselho Ucrânia-OTAN de ontem, convocada em resposta ao uso de um novo míssil balístico pela Rússia. Discutimos a necessidade urgente de fortalecer a defesa aérea da Ucrânia, focando em sistemas específicos já disponíveis nos Estados-membros da OTAN", disse Zelensky no X, sem especificar os sistemas em questão.
Na semana passada, o presidente russo Vladimir Putin disse que a Ucrânia atingiu alvos nas regiões de Kursk e Bryansk no dia 19 de novembro, usando mísseis ATACMS dos EUA e Storm Shadow do Reino Unido. Putin disse que a Rússia testou com sucesso no dia 21 de novembro um novo míssil balístico de alcance intermediário, Oreshnik, em resposta ao uso de armas dos EUA e do Reino Unido pela Ucrânia. O míssil atingiu um complexo industrial e de defesa na cidade ucraniana de Dnepropetrovsk.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1EXEMPLO A SER SEGUIDO
Enquanto regiões do Nordeste trocam asfalto por concreto para reduzir calor, municípios de Alagoas vão na contramão com cidades mais quentes
-
2BRICS
Caminho sem volta: BRICS impulsionou desdolarização do mercado mundial, opina analista
-
3VERGONHA EM PALMEIRA
Crise no Futebol: Prefeitura intensifica represálias contra CSE e “administrador de estádio” sem portaria de nomeação proíbe treinos noturnos
-
4GRANDE LÍDER
Luto: Alagoas dá adeus a Benedito de Lira
-
5O VICE
Vice-prefeito Henrique Alves Pinto (PP) assume a prefeitura da Barra de São Miguel