Internacional

'Leviatãs de aço': jornal descreve navios soviéticos destinados a caçar porta-aviões dos EUA

Nos tempos da União Soviética, os cruzadores nucleares de mísseis do projeto 1144 Orlan, classe Kirov, tinham o objetivo principal de combater os navios da Marinha dos EUA, escreve o analista Brandon J. Weichert em um artigo no jornal The National Interes

28/11/2024
'Leviatãs de aço': jornal descreve navios soviéticos destinados a caçar porta-aviões dos EUA
Foto: © Sputnik / Oleg Lastochkin

"Estas feras que navegavam em alto mar pareciam mais monstros da mitologia antiga do que navios de guerra. Munidos com armas até os dentes, eles tinham uma missão: se uma guerra entre os Estados Unidos e a URSS eclodisse, esses leviatãs de aço caçariam porta-aviões americanos e os afundariam antes que pudessem realmente ameaçar os ativos soviéticos", diz artigo.

Os navios da classe Kirov eram alimentados por reatores nucleares e poderiam cobrir 14.000 milhas náuticas (25.900 km) a uma velocidade de 30 nós.

Destaca-se que estes cruzadores eram munidos com uma impressionante variedade de armas, lançadores que poderiam disparar mísseis SA-N-4 superfície-ar (com um total de 40 mísseis carregados) e mísseis antinavio de longo alcance P-700 Granit.

Por Sputinik Brasil