Política
Profissionais de turismo alunos do Núcleo de Línguas da Semed participam de coral em língua espanhola
Para ser fluente em uma língua é preciso ampliar as possibilidades de praticá-la. É o que estão fazendo os profissionais de turismo alunos do curso de espanhol do Núcleo de Línguas Estrangeiras da Secretaria Municipal de Educação (Semed) ao participarem do Coral de Língua Estrangeira (Corale).
O Corale faz parte de uma das atividades do Núcleo, mas estava inativo há alguns anos e agora retorna com toda força para complementar o estudo da língua espanhola. O grupo vai se apresentar na Cantata Natalina da Semed, no mês de dezembro. “O objetivo agora é voltar a ter essa ação cultural, porque é sabido que se você pratica uma língua estrangeira, quer seja através da música, quer seja através da conversação no particular ou no público, a prática melhora a fluência”, explicou o coordenador do núcleo, Jeff Simons.
Ao todo participam do coral 14 alunos. "A grande estreia dos novos coralistas será em dezembro", diz Jeff Simons, ressaltando que o resgate do Corale vai além de uma apresentação. “Todos aceitaram a proposta de imediato e se comprometeram. A música que será apresentada é Feliz Navidad, uma música em espanhol que celebra o Natal. O objetivo principal é tornar fluente no espanhol”, disse ele.
O Corale é composto por profissionais que trabalham na área do turismo, como rendeiras, ambulantes e taxistas, além de outros profissionais autônomos. Todos possuem a mesma finalidade, que é melhorar a comunicação na língua espanhola no dia a dia de trabalho.
Para o coordenador do curso, o resgate do coral e a participação na cantata faz com que o curso se torne ainda mais interativo. “Esse é o objetivo do coral, que eles se sintam mais confortáveis, mais confiantes ao falar, ao cantar em espanhol. Essa participação torna o curso vivo. Eu quero um curso onde eles interajam com a sociedade, interajam com o nosso entorno, que haja uma participação ativa, que a gente foque na língua estrangeira, mas também se atente ao que está ao nosso redor, ou seja, nossas praias, público e turistas. E isso é muito bom, manter essa questão da tradição, da nossa cultura”, destaca Jeff.
A música, ainda segundo ele, é um instrumento fundamental para melhorar a fluidez na língua. “Para que a gente se aproprie da fluência na língua, no caso do espanhol, eles praticando o coral, estarão sempre reunidos cantando, isso irá ajudá-los bastante na fluência, em falar mais rápido a língua espanhola”, frisa Jeff.
Fluência na Língua
Para o Guia de Turismo Everaldo Leão, participar do coral tem sido enriquecedor para a sua profissão. “Vai facilitar a minha fala e a comunicação com os nossos visitantes estrangeiros, como também vai fazer com que possamos perder o medo de se comunicar em público”, afirma.
Já a aluna Fernanda Ramalho, que trabalha com passeios turísticos, falou da experiência em participar da Cantata em espanhol. “Será uma experiência única onde iremos explorar mais um pouco a língua espanhola. Será maravilhoso, tanto pra gente que tá participando quanto para quem irá prestigiar”, diz a aluna.
Ambulante na orla de Maceió, o aluno Valter Virgílio da Silva destaca que as atividades realizadas pelo curso de espanhol contribuem com seu trabalho no dia a dia com os turistas. Ele fala da experiência em participar do coral e da cantata natalina. “O coral é uma experiência nova em minha vida e participar da cantata será algo que levarei para o resto da vida”, destacou ele.
Mais lidas
-
1HUMILHAÇÃO
CSE em crise: Ex-Prefeito, Prefeita Luisa Duarte e Vice Sheila abandonam time na torcida em campo e no bolso
-
2SEM PUDOR
Ju Isen, musa das manifestações mostra o ânus durante transmissão ao vivo de Carnaval
-
3PAGOU O PATO
CSE demite técnico Fernando Tonet após derrota acachapante para o CRB
-
4ESTADUAL
Tiago Marques marca dois e CSA é o líder isolado do Campeonato Alagoano de 2025
-
5DECLARAÇÃO
'Trump está certo' diz parlamentar groenlandês sobre Dinamarca não ter direitos sobre a Groenlândia