Brasil

Mercenário brasileiro de 19 anos morre em combate pelo regime de Kiev na Ucrânia

Tiago Nunes era de Rurópolis, no interior do Pará, e foi atuar como mercenário no Exército da Ucrânia há apenas 15 dias. A informação foi confirmada pela prefeitura da cidade.

29/11/2024
Mercenário brasileiro de 19 anos morre em combate pelo regime de Kiev na Ucrânia
Foto: © Reprodução / Redes sociais

Um mercenário brasileiro de 19 anos morreu na última quinta-feira (28) durante combates pelo Exército ucraniano.

Conforme o G1, Nunes não informou aos familiares a real localidade em que estava e teria dito à mãe que viajou para a França. Ele deixou o Brasil no dia 28 de outubro.

A Prefeitura de Rurópolis divulgou uma nota de pesar nas redes sociais nesta sexta (29) e alegou que o jovem lutava pelo lado do regime ucraniano em meio à operação militar especial russa.

"Neste momento de profunda tristeza e dor, manifestamos aos familiares e amigos nossas mais sinceras condolências", acrescentou.

Não foram divulgadas informações sobre se o corpo de Tiago será trazido para o Brasil.

Em abril, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil chegou a confirmar que recebeu relatos de pelo menos quatro mortes de mercenários brasileiros no conflito ucraniano. Porém, o governo não sabe ao certo quantas pessoas foram ao país atuar pelo regime de Kiev.

A transferência de restos mortais de mortais de falecidos no exterior é uma decisão familiar e depende de cada caso, mas o governo não pode custear com recursos públicos, segundo estabelece uma lei de 2017.

Entre os casos conhecidos de mercenários brasileiros lutando em prol do regime de Vladimir Zelensky, estão Antônio Hashitani, André Luis Hack Bahi, Douglas Rodrigues Búrigo e Thalita do Valle. Todos morreram em menos de três meses no conflito.

Por Sputinik Brasil