Política
Requalificação transforma vidas às margens da Lagoa Mundaú, no Vergel
"Era um barraco cheio de rato, barata e escorpião. A minha filha usava cadeira de rodas, e para passar precisava pedir ajuda porque não tinha rampa. Agora, graças a Deus e à Prefeitura de Maceió, estamos numa casa com tudo o que a gente precisa e a nova pista da lagoa vai trazer mais acessibilidade", conta Francineide Pedro de Oliveira, 39 anos, que por anos viveu em condições insalubres no bairro e hoje confirma as mudanças no Vergel do Lago, na parte baixa da capital alagoana.
Ela vive com quatro dos seus seis filhos, enfrentando desafios diários para cuidar de duas crianças com deficiência, uma filha de 5 anos, que usa cadeira de rodas, e um filho de 16 anos, com deficiência intelectual.
Até maio deste ano, a família morava em um barraco precário às margens da Lagoa Mundaú, em um ambiente insalubre e inseguro. Mas, a vida mudou quando a gestão do prefeito JHC entregou as chaves do Residencial Parque da Lagoa. Agora, a família vive em um apartamento com infraestrutura digna, acessibilidade e espaços de convivência. Desde que se mudou para o residencial, ela tem conseguido melhorar a vida da família aos poucos.
“É uma casa de verdade. Tem brinquedos para as crianças brincarem lá fora, e é muito bom saber que estou em um lugar seguro com meus filhos. Comprei minha geladeira e meu fogão. Meu marido conseguiu um armário que estava na rua. Agora, comprei uma mesa com quatro cadeiras. Antes, na lagoa, a gente comprava as coisas, mas perdia tudo porque a cheia acabava com tudo. Agora dá para viver com mais dignidade”, conta.
Infraestrutura e acessibilidade
A entrega dos apartamentos é apenas uma parte da transformação no Vergel. A construção da “Rota da Lagoa”, uma nova via com 2 quilômetros de extensão, tem o objetivo de melhorar ainda mais a acessibilidade e a mobilidade na região. Além de reorganizar o trânsito, a pista também protege os moradores do avanço da lagoa, graças às barreiras estruturais implementadas no projeto.
A obra da Prefeitura de Maceió faz parte da transformação promovida no Vergel, com a entrega do residencial Parque da Lagoa, a criação do parque linear (espaço para prática de esportes e brincadeiras), revitalização de toda a orla e reforço da limpeza, segurança e ordenamento.
De acordo com a Secretaria Municipal de Habitação, responsável pela obra, os trabalhos já estão 83% concluídos. A pista tem dois quilômetros de extensão e sete metros de largura, e está na fase de pavimentação. As calçadas nas duas laterais também estão sendo finalizadas. Campos de futebol e parquinhos para crianças, além de novos espaços de convivência também serão instalados na nova orla.
“A pista vai facilitar muito. Antes, tudo era longe, complicado. Agora, com essa estrutura, vai ficar bem melhor, até para os cadeirantes. A gente já sente a diferença. Agora temos algo para chamar de nosso. A lagoa está mais bonita, tudo mais limpo e organizado. Só posso agradecer a Deus e às pessoas que fizeram isso por nós. Hoje, a gente vive com esperança”, concluiu.
Mais lidas
-
1SEM PUDOR
Ju Isen, musa das manifestações mostra o ânus durante transmissão ao vivo de Carnaval
-
2HUMILHAÇÃO
CSE em crise: Ex-Prefeito, Prefeita Luisa Duarte e Vice Sheila abandonam time na torcida em campo e no bolso
-
3ESTADUAL
Tiago Marques marca dois e CSA é o líder isolado do Campeonato Alagoano de 2025
-
4ECONOMIA
Valorização do peso é um golpe à competitividade da Argentina frente economia brasileira
-
5DECLARAÇÃO
'Trump está certo' diz parlamentar groenlandês sobre Dinamarca não ter direitos sobre a Groenlândia