Internacional

Biden assina indulto para perdoar crimes cometidos pelo filho Hunter Biden, diz Casa Branca

Atual presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden assinou neste domingo (1º) um indulto para perdoar os supostos crimes cometidos pelo seu filho Hunter Biden em solos norte-americanos.

01/12/2024
Biden assina indulto para perdoar crimes cometidos pelo filho Hunter Biden, diz Casa Branca
Foto: © AP Photo / Andrew Harnik

O presidente lembrou que, no início de seu mandato, prometeu não interferir nas decisões do Departamento de Justiça e manteve sua palavra mesmo vendo seu filho "sendo processado seletiva e injustamente".

"Nenhuma pessoa razoável que olhe para os fatos dos casos de Hunter pode chegar a qualquer outra conclusão além de que Hunter foi escolhido apenas porque ele é meu filho – e isso é errado", disse Biden, em comunicado emitido pela Casa Branca.

"Ao tentar quebrar Hunter, eles tentaram me quebrar – e não há razão para acreditar que isso vai parar aqui. Já chega."

Acusações perdoadas

Hunter Biden é o primeiro filho de um presidente dos EUA em exercício na história a enfrentar acusações criminais. Ele é acusado de duas acusações de sonegação fiscal intencional. De acordo com dados oficiais, ele não pagou mais de US$ 100.000 (R$ 597.300) em 2017 e 2018. Biden Jr. também foi acusado separadamente de posse de uma pistola Colt em 2018, enquanto se sabia de sua condição de dependência de drogas ilícitas, o que também viola a lei e acarreta uma pena máxima de 10 anos de prisão. Um júri considerou Hunter culpado e ele será sentenciado em ambos os casos em meados de dezembro.

A sentença de Hunter por violação do porte de arma de fogo está marcada para 12 de dezembro em Delaware e, pelo caso de evasão fiscal, em 16 de dezembro na Califórnia.

Por Sputinik Brasil