Internacional
Scott Ritter apela a Trump a desistir de sanções após suas ameaças contra o BRICS
O ex-oficial de inteligência do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, Scott Ritter, apelou na rede social X ao presidente eleito dos EUA, Donald Trump, para desistir de medidas restritivas contra os países após as ameaças dele contra o BRICS.
"Se você quer levar o mundo de volta ao dólar, faça o dólar atrativo para o mundo. Pare com as sanções secundárias", respondeu Ritter.
Os EUA também devem devolver fundos confiscados aos países e dar a todos o acesso ao sistema de pagamentos SWIFT, disse ele.
"Faça o dólar acessível a todos. Caso contrário, ninguém vai querer usá-lo. E nenhuma de suas posições vai mudar sua opinião", concluiu Ritter.
No sábado (30), o presidente eleito Donald Trump disse que os membros da organização enfrentarão tarifas de 100% se não desistirem da ideia de criar uma nova moeda para substituir o dólar.
"Exigimos um compromisso desses países de que eles não criarão uma moeda BRICS, nem apoiarão nenhuma outra moeda para substituir o poderoso dólar americano, ou enfrentarão tarifas de 100% e dirão adeus às vendas para a maravilhosa economia dos EUA. Eles podem ir encontrar outro 'otário'! Não há chance de que o BRICS substitua o dólar americano no comércio internacional, nem qualquer país que tente dar adeus aos [Estados Unidos da] América", alertou Trump.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1LUTA PELA POSSE
Pequenos agricultores de Palmeira dos Índios se mobilizam para não perder suas terras
-
2CAMPEONATO ALAGOANO
CSE está sem caixa para pagar jogadores; clube estreia diante do CSA neste domingo
-
3ACÉFALA
Sem Secretário de Defesa Civil, gestão de Luisa Duarte abandona Palmeira dos Índios à própria sorte em meio ao caos causado pelos temporais
-
4POLICIAL FOI ATINGIDA
Agente socioeducativo morre em troca de tiros com a PC, na Praça dos Martírios, centro de Maceió
-
5CAMPEONATO ALAGOANO
José Ricardo Laranjeira apita CSA x CSE; veja jogos do tricolor no mês de janeiro