Internacional
Quem é Massad Boulos, escolhido como conselheiro de Trump para assuntos árabes e do Oriente Médio?
Donald Trump elogiou Massad Boulos como um "líder altamente respeitado no mundo dos negócios, com ampla experiência no cenário internacional" em uma publicação em sua plataforma de mídia social no domingo (1º).
O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, anunciou Massad Boulos como sua escolha para o cargo de consultor sênior em assuntos árabes e do Oriente Médio.
Quem é Massad Boulos?
Boulos é um empresário libanês-americano que também é sogro da filha de Trump, Tiffany.
Boulos ajudou Trump a reconquistar o estado indeciso de Michigan ao virar os eleitores árabe-americanos frustrados com as políticas de Joe Biden apoiando Israel em sua guerra contra o Hamas em Gaza e contra o Hezbollah no Líbano, disseram autoridades de campanha à Reuters.
Ele garantiu aos árabe-americanos durante a campanha eleitoral que Trump estava comprometido em acabar com as guerras no Oriente Médio.
"Vamos para a paz e vamos reconstruir Gaza e reconstruir o Líbano", Boulos disse à Sky News em outubro, acrescentando: "Queremos que Gaza seja próspera. Queremos que o povo palestino seja Próspero e viva em paz, viva em harmonia, lado a lado com os israelenses e com total segurança de ambos os lados."
O cunhado de Trump tem laços com várias correntes partidárias na política libanesa, incluindo o Movimento Patriótico Livre (partido cristão alinhado ao movimento xiita libanês Hezbollah) e o Partido das Forças Libanesas, de acordo com relatos da mídia.
Ele conhece Suleiman Frangieh, líder do Movimento Cristão Marada e candidato da facção do Hezbollah na eleição presidencial libanesa de 2022-2024, observou a Reuters.
Massad Boulos, que atuou como intermediário entre Trump e Mahmoud Abbas no passado, encontrou-se com o líder palestino à margem da Assembleia Geral da ONU (AGNU) em setembro, disse um alto funcionário palestino ao The Times of Israel. Abbas teria expressado disposição de trabalhar com Trump para chegar a uma solução de dois Estados para o conflito palestino-israelense.
Boulos tem amigos que são próximos do presidente sírio Bashar Al-Assad, de acordo com relatos da mídia.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1LUTA PELA POSSE
Pequenos agricultores de Palmeira dos Índios se mobilizam para não perder suas terras
-
2CAMPEONATO ALAGOANO
CSE está sem caixa para pagar jogadores; clube estreia diante do CSA neste domingo
-
3ACÉFALA
Sem Secretário de Defesa Civil, gestão de Luisa Duarte abandona Palmeira dos Índios à própria sorte em meio ao caos causado pelos temporais
-
4POLICIAL FOI ATINGIDA
Agente socioeducativo morre em troca de tiros com a PC, na Praça dos Martírios, centro de Maceió
-
5CAMPEONATO ALAGOANO
José Ricardo Laranjeira apita CSA x CSE; veja jogos do tricolor no mês de janeiro