Política
Saúde de Maceió celebra Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
Com o tema “Capacitismo em Destaque: Não Aceitar como Forma de Respeito”, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu, nesta terça-feira (3), um evento alusivo ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A iniciativa ocorreu no auditório da pasta e contou com a organização da Coordenação Geral de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência (CGASPD) e da Central de Inclusão e Acessibilidade em Libras (CIAL).
O objetivo da solenidade foi enriquecer as discussões e fortalecer o compromisso com a inclusão e o respeito às pessoas com deficiência, ao abordar assuntos pertinentes às pessoas com deficiência e ainda mobilizar a defesa da dignidade, da igualdade, dos direitos e do bem-estar deste público.
Para a coordenadora de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, Pamela Mascarenhas, o momento visou oportunizar a discussão de diversas pautas direcionadas aos direitos das pessoas com deficiência.
“O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é um marco em nossa história. Por isso, o objetivo é justamente chamar atenção da sociedade sobre a questão da acessibilidade, da redução da desigualdade, da inclusão, do acesso ao trabalho e diversas outras questões que são importantes para nós e para as pessoas com deficiência”, afirmou.
Central de Acessibilidade em Libras
Pamela também ressaltou a criação da Central de Acessibilidade em Libras para atender às pessoas surdas da capital, uma forma de garantir mais acesso aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Hoje, a secretaria dispõe de uma central de libras, na qual o profissional vai até a unidade de saúde para fazer a tradução em libras e promover acesso às pessoas com deficiência. Ela funciona como uma ponte entre esse público e os serviços de saúde do município, fazendo a busca ativa desse usuário para que seja levado até a unidade de saúde e articulando os atendimentos para esse usuário dentro da própria unidade”, acrescentou.
“Esse é um momento muito importante para nós, porque mostra que a Saúde de Maceió está crescendo em diversos setores e, agora, abrindo a Central de Inclusão e Acessibilidade em Libras, demonstrando que as pessoas com deficiência não estão esquecidas, pelo contrário, promovendo a inclusão dessas pessoas aos serviços de saúde”, reforçou a intérprete de Libras e responsável pelo serviço, Gilmara Farias.
Ela ainda enfatizou que a Central está sendo um sucesso no município. Em apenas dois meses de funcionamento, o serviço já registrou mais de 141 atendimentos às pessoas surdas que necessitam realizar uma consulta ou exame nas unidades de saúde.
“A Central tem apenas dois meses, é algo muito novo, mas já ultrapassamos 141 atendimentos às pessoas surdas nas unidades de saúde e também com atendimento a essas pessoas por videochamada. Então, hoje, só coroamos o ano de 2024 com esse evento maravilhoso, mas almejando que em 2025 a Central some ainda mais com o que já vem acontecendo na Saúde de Maceió”, finalizou.
O evento também contou a presença da Diretoria de Atenção à Saúde da SMS e representantes da Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.
Sobre a data
O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, comemorado em 3 de dezembro, foi criado em 1992 pela Resolução Nº 47/3 da Assembleia Geral das Nações Unidas. A celebração da data visa promover a compreensão das questões da deficiência e mobilizar apoio à dignidade, aos direitos e ao bem-estar das pessoas com deficiência.
Mais lidas
-
1BULLYING POLÍTICO
Cúpula da prefeitura troca farpas públicas com o vereador-novato Kall Mello
-
2SEM PUDOR
Ju Isen, musa das manifestações mostra o ânus durante transmissão ao vivo de Carnaval
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Presidente da Câmara de Vereadores retira LDO da pauta e fará requerimentos de prestação de contas à prefeita Luísa Duarte
-
4OPORTUNIDADE
Palmeira terá PSS da Educação; serão ofertadas 20 vagas
-
5PERSEGUIÇÃO
Casal tenta fugir da polícia com R$ 6 mil em drogas e é preso em Arapiraca