Brasil

Temporadas Russas chegam ao fim no Brasil com concertos em Rio de Janeiro e São Paulo

O projeto cultural internacional Temporadas Russas no Brasil 2024 será concluído em dezembro com concertos do músico de renome mundial, o saxofonista Igor Butman, e sua Orquestra de Jazz de Moscou.

05/12/2024
Temporadas Russas chegam ao fim no Brasil com concertos em Rio de Janeiro e São Paulo
Foto: © Sputnik / Stanislav Krasilnikov

A célebre banda, que comemora seu 25º aniversário neste ano, se apresentará no Brasil, pela primeira vez, no dia 8 de dezembro no Teatro Prio, no Rio de Janeiro (19h00) e no dia 11 de dezembro no Teatro B32, em São Paulo (20h00).

O programa preparado especialmente para essa turnê promete apresentar os maiores sucessos dos artistas em mais de dez álbuns, além de relembrar a parceria com os mais famosos músicos do jazz mundial.

As Temporadas Russas no Brasil 2024 se tornou um projeto vívido para apresentar a cultura russa no exterior, cujos eventos já contaram com a participação de cerca de 16.000 espectadores.

O Brasil foi o primeiro país da América Latina a receber as Temporadas Russas.

Previamente, no ramo do projeto, foi apresentado o aclamado espetáculo "Anna Karenina", baseado no romance de Lev Tolstói, com música de Pyotr Tchaikovski.

O projeto se realiza em um ano em que os dois países, a Rússia e o Brasil, presidem simultaneamente as maiores associações econômicas internacionais: o BRICS e o Grupo dos 20 (G20).

A realização de um projeto cultural de tão grande escala atesta o alto nível de compreensão e respeito mútuos que se desenvolveu entre os dois países ao longo de mais de dois séculos de história e que agora está entrando em um novo estágio de desenvolvimento.

Nesse sentido, as Temporadas Russas no Brasil 2024 são um marco importante no desenvolvimento das relações entre Moscou e Brasília.

Temporadas Russas

As Temporadas Russas no Brasil 2024 foram inauguradas em junho, no Rio de Janeiro. O projeto teve início com a Cerimônia Solene de Abertura, no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, presidida pela ministra da Cultura da Rússia, Olga Lyubimova.

Desde o início do projeto no Brasil, ocorreram eventos culturais únicos, desde concertos de música clássica e produções teatrais a festivais de cinema, exposições de arte, projetos educativos, palestras e masterclasses.

O projeto tem como objetivo apresentar a cultura russa no exterior anualmente e mostrar a Rússia como um país que preserva e desenvolve um rico patrimônio cultural e tradições.

A marca Temporadas Russas surgiu há mais de 100 anos, quando, em 1908, o famoso artista Sergei Diaghilev começou a realizar na Europa e na América apresentações com estrelas da ópera e do balé russos, além de exposições de obras-primas das artes visuais. A nobre missão de Diaghilev continua até hoje.

O pássaro de fogo, personagem dos contos populares russos que simboliza luz, calor, sorte e renascimento, é o símbolo do projeto em nossos tempos. De acordo com o Ministério da Cultura russo, mais de 13 milhões de espectadores já participaram do projeto ao longo de sua existência.

Por Sputinik Brasil