Internacional

Bahamas rejeita proposta de Trump para acolher migrantes deportados dos EUA

Anteriormente, foi noticiado que o presidente eleito dos EUA preparava uma lista de países para receber imigrantes deportados dos EUA.

05/12/2024
Bahamas rejeita proposta de Trump para acolher migrantes deportados dos EUA
Foto: © AP Photo / Andrew Harnik

O governo das Bahamas rejeitou nesta quinta-feira (5) a proposta da equipe de transição de Donald Trump de aceitar em seu território imigrantes deportados dos EUA. A informação foi dada em comunicado à imprensa divulgado pelo gabinete do primeiro-ministro das Bahamas, Philip Davis. Segundo o gabinete, o motivo da recusa é a falta de recursos para atender tal demanda.

"O Gabinete do Primeiro-Ministro responde a informações recentes sobre uma proposta para aceitar voos transportando imigrantes deportados de outros países. Este assunto foi analisado e firmemente rejeitado pelo Primeiro-Ministro", diz o comunicado.

Anteriormente, a NBC News informou, citando fontes, que a equipe de Trump estava preparando uma lista de países para acolher imigrantes deportados dos EUA, caso os seus respectivos países de origem se recusem a aceitá-los de volta. Segundo a emissora, a lista desses países incluía Bahamas, Ilhas Turks e Caicos (território ultramarino do Reino Unido), Panamá e Granada.

Trump, que venceu as eleições presidenciais dos EUA, disse em novembro que pretende implementar um programa de deportações em massa de imigrantes ilegais, que envolve um decreto de estado de emergência e a utilização de recursos militares.

As deportações foram um dos temas principais de sua campanha eleitoral. Durante o seu primeiro mandato, Trump já introduziu um estado de emergência para direcionar fundos do Pentágono para a construção de um muro na fronteira com o México.

Por Sputinik Brasil