Política
Alunos da rede municipal recebem atendimento médico e odontológico
Durante três dias, até essa quinta-feira (5), mais de 400 estudantes de quatro escolas municipais receberam ações de saúde e educação, como realização de consultas médicas, atendimento odontológico e atividades educacionais e de lazer, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB Maceió).
Ação faz parte do projeto que é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB Maceió).
As ações realizadas contemplaram os estudantes de quatro escolas municipais Pedro Barbosa, Sagrado Coração, Neide França e Floriano Peixoto com diversas atividades no contraturno que fazem parte da educação de tempo integral como capoeira, música, dança, futebol, vôlei e futsal.
Essa semana, a programação foi voltada para a saúde, como afirma o coordenador do projeto Semed, AABB na comunidade, Alexandre Costa Moura: “As crianças têm a oportunidade de praticar e de vivenciar atividades no esporte, cultura e lazer. É uma programação que proporciona aos nossos alunos uma condição diferenciada. Eles têm aqui música, dança, capoeira, voleibol, futebol e futsal. Estão na escola em um horário e vêm pra cá no outro, três vezes por semana”.
Para a médica Bruna Omena, a ação busca promover o cuidado com a saúde dos estudantes: “Por meio dos acompanhamentos, a gente consegue prevenir possíveis diagnósticos. A gente vê que tem muitas crianças que se encontram vulnerabilidade social, e não têm um acompanhamento adequado. Muitas crianças estão com o cartão de vacinação sem atualização, pois têm muitas crianças que demoram muito tempo para ir ao médico”, destaca a médica.
Durante o atendimento, a médica explica que quando é feita a triagem e é identificado algum tipo de problema é solicitado ao responsável por essa criança comparecer para uma consulta individual com o profissional: “Depois dessa consulta individual é feito um direcionamento, de acordo com a situação de saúde de cada um, encaminhando para um profissional especializado”.
O aluno da Escola Neide França, Álex Guilherme, disse que o que mais gosta de fazer no contraturno é participar da capoeira, “porque tem muita interação com os outros alunos. Também gosto de fazer outra atividade, quando venho pra cá gosto de participar das aulas de música, porque já participei do coral e também do futebol”.
A aluna Ana Beatriz, de 11 anos, da Escola Floriano Peixoto, disse que passar esses dias no clube é muito bom, porque participa de várias atividades como música, futebol e capoeira.
Participante do coral, o aluno da Escola Floriano Peixoto, João Miguel conta que está bastante empolgado com as aulas do coral. “Gosto de cantar as músicas como Borboleta Pequenina. Aprendo muito aqui, aprendo a cantar e por isso eu posso ajudar outras pessoas a melhorar o seu tom de voz. Eu tenho melhorado muito a minha voz também”, comemora.
A mãe do aluno Diego Felipe da Silva, da Escola Pedro Barbosa, Luciana da Silva falou da importância da parceria a e das ações de saúde desenvolvidas: “Essas ações são importantes para o futuro dele, é também para a educação dele, tudo é desenvolvimento. Depois que ele começou a participar ele está mais tranquilo, mais desenvolvido, melhor”, afirma.
Mais lidas
-
1EXEMPLO A SER SEGUIDO
Enquanto regiões do Nordeste trocam asfalto por concreto para reduzir calor, municípios de Alagoas vão na contramão com cidades mais quentes
-
2SEM PUDOR
Ju Isen, musa das manifestações mostra o ânus durante transmissão ao vivo de Carnaval
-
3EDUCAÇÃO
Bonificação do Governo de Alagoas contempla mais de 21 mil servidores da Educação
-
4FUTEBOL
West Ham quer vender ex-Palmeiras sete meses após pagar R$ 132 milhões, diz jornal
-
5VERGONHA EM PALMEIRA
Crise no Futebol: Prefeitura intensifica represálias contra CSE e “administrador de estádio” sem portaria de nomeação proíbe treinos noturnos