Política
Saúde reforça importância da prevenção do câncer de pele em animais
Além de buscar a prevenção e a detecção precoce do câncer de pele no corpo humano, o Dezembro Laranja é uma campanha de conscientização também sobre a prevenção da doença em animais. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) faz o alerta em unidades de saúde de Maceió, por meio de palestras, com a Equipe Multiprofissional da Atenção Primária à Saúde (e-Multi).
Nesta sexta-feira (6), a Unidade de Saúde da Família (USF) Sérgio Quintella, localizada no bairro Santa Lúcia, recebeu o médico veterinário Lindomar Machado, membro da e-Multi Estratégia 8. O profissional apresentou aos usuários, através da sala de espera, o objetivo da campanha e os cuidados necessários para proteger a pele dos pets.
“Os pets também podem desenvolver câncer de pele, principalmente animais de pelagem clara e fina. O sol é o principal causador da doença, tanto em seres humanos como nos pets, e o horário das 10h às 16h é o mais perigoso para causar esta doença grave, que é o câncer de pele”, explicou o médico veterinário.
Lindomar Machado também ressaltou sobre os cuidados necessários com os animais para evitar o câncer de pele, já que a exposição solar é a principal causa para provocar riscos à saúde dos pets.
“Os principais cuidados consistem em evitar passear com os animais nestes horários e sempre observar se a pele do animal tem a presença de manchas estranhas e feridas que não cicatrizam com os tratamentos com antibióticos e antiinflamatórios. E quando observar essas manchas e feridas que não cicatrizam, a principal medida é levar o animal para a consulta com o médico veterinário”, orientou.
Durante todo o mês de dezembro, a palestra sobre a campanha Dezembro Laranja com foco nos cuidados com a pele humana e nos animais continuará sendo ministrada na USF Sérgio Quintela e também na UBS Aliomar Lins, no Benedito Bentes, territórios de atuação da e-Multi Estratégia 8.
Mais lidas
-
1EXEMPLO A SER SEGUIDO
Enquanto regiões do Nordeste trocam asfalto por concreto para reduzir calor, municípios de Alagoas vão na contramão com cidades mais quentes
-
2EDUCAÇÃO
Bonificação do Governo de Alagoas contempla mais de 21 mil servidores da Educação
-
3SEM PUDOR
Ju Isen, musa das manifestações mostra o ânus durante transmissão ao vivo de Carnaval
-
4FUTEBOL
West Ham quer vender ex-Palmeiras sete meses após pagar R$ 132 milhões, diz jornal
-
5VERGONHA EM PALMEIRA
Crise no Futebol: Prefeitura intensifica represálias contra CSE e “administrador de estádio” sem portaria de nomeação proíbe treinos noturnos