Internacional
Taiwan diz que China enviou navios de guerra antes de exercícios previstos, após fala de Trump
O exército da China parece estar se preparando para exercícios amplamente esperados em resposta a uma visita recente do presidente de Taiwan, Lai Ching-te, ao Havaí e Guam, regiões dos EUA. Não houve confirmação imediata do lado chinês.
O Ministério da Defesa taiwanês disse nesta segunda-feira (9) que detectou navios da marinha e da guarda costeira chineses entrando no Estreito de Taiwan e no Pacífico ocidental, e que a China restringiu o espaço aéreo ao longo de sua costa sudeste até quarta-feira (11).
Isso aconteceu depois que o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, disse que não se comprometerá a defender Taiwan se a China invadir o país durante seu mandato, em entrevista à NBC Meet the Press. O republicano disse que falou nos últimos dias com o presidente chinês Xi Jinping, mas os dois não discutiram a questão de Taiwan. "Conversamos sobre outras coisas. Mas tenho um relacionamento muito bom e espero que ele não faça isso", afirmou Trump.
O Ministério da Defesa de Taiwan disse que montou um centro de resposta a emergências e lançou exercícios de prontidão de combate em resposta à atividade chinesa no Estreito de Taiwan, mas não esclareceu o que esses exercícios envolviam. Fonte: Associated Press.
Mais lidas
-
1DEFESA
'Sem similar no mundo': avião Super Tucano brasileiro está prestes a entrar no mercado europeu
-
2GESTÃO
Prefeitura de Maceió acaba com indicação política para a gerência de Unidades de Saúde
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios: pequenos agricultores temem impactos devastadores
-
4NO APAGAR DAS LUZES
OAB palmeirense cobra transparência na gestão municipal de Palmeira dos Índios
-
5HOMICÍDIO
Homem é encontrado morto no bairro Alto do Cruzeiro, em Palmeira dos Índios