Política
Nova Mesa Diretora da ALE será eleita nesta quarta-feira; Marcelo Victor é candidato pela quarta vez
A Assembleia Legislativa do Estado (ALE) realiza, nesta quarta-feira, 11, a eleição da nova Mesa Diretora da Casa, referente ao biênio 2025/2026, durante a sessão ordinária, no horário regimental, às 16 horas.
A eleição será para os seguintes cargos: Presidente; 1°, 2° e 3° vice-presidentes; 1°, 2°, 3° e 4° secretários; 1° e 2° suplentes. As candidaturas para o cargo de presidente serão individuais e, para os demais cargos, poderão ser individuais ou por chapas.
O registro, requerido ao presidente da Casa, deverá ser formalizado junto ao Protocolo Geral da Assembleia Legislativa até 24 horas antes do início da sessão de eleição.
Pelo edital, a eleição obedecerá ao Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas e à legislação aplicável, observando-se que: é permitida uma única reeleição sucessiva para o mesmo cargo da Mesa Diretora; e as composições eleitas antes de 7 de janeiro de 2021 não serão consideradas para fins de inelegibilidade, podendo se candidatar o membro eleito ou reeleito em escolhas anteriores a este marco temporal, desde que atenda às demais exigências legais.
Foram protocolados, até esta terça-feira, os registros de candidaturas para presidente e demais integrantes da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE).
Marcelo Victor, atual presidente, é candidato à reeleição, pela quarta vez, e os demais integrantes da Mesa Diretora também são, todos, candidatos à reeleição.
Bruno Toledo, vice-presidente da Casa, informou que não houve alteração na composição, permanecendo ele como vice-presidente, Gilvan Barros Filho e Flávia Cavalcante como segundo e terceiro vice-presidentes, respectivamente, e Francisco Tenório na primeira secretaria.
O restante da Mesa é composta por Ricardo Nezinho (2º secretário); Marcos Barbosa (3º secretário); Carla Dantas (4ª secretária); Silvio Camelo e Dudu Ronalsa (suplentes).
IMPEDIMENTO
Também nesta terça-feira, o deputado federal Alfredo Gaspar (União - Alagoas) protocolou uma ação declaratória no Tribunal de Justiça de Alagoas contra a tentativa de 4ª reeleição para a presidência da Assembleia Legislativa do Estado, de Marcelo Victor.
O anuncio do pedido judicial foi feito pelo deputado federal em suas redes sociais, com o objetivo de que seja cumprida a decisão do Supremo Tribunal Federal, que impede reeleições sucessivas para o cargos de mesas diretoras, em respeito aos princípios constitucionais da alternância de poder e da limitação de mandatos.
“Chega de tanta imoralidade. Acabei de dar entrada em uma ação com um pedido de suspensão da eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. O atual mandatário Marcelo Vitor quer ir para a quarta reeleição consecutiva. Essa imoralidade com desrespeito à lei não pode continuar. Por isso, irei até as últimas instâncias para que Alagoas faça parte da Federação. Alagoas tem que respeitar a lei. A Constituição vale também para os poderosos do Estado. Chega de impunidade e imoralidade!”, afirmou Alfredo Gaspar.
A medida pode impedir a eleição da Assembleia Legislativa de Alagoas.
Mais lidas
-
1EXEMPLO A SER SEGUIDO
Enquanto regiões do Nordeste trocam asfalto por concreto para reduzir calor, municípios de Alagoas vão na contramão com cidades mais quentes
-
2BRICS
Caminho sem volta: BRICS impulsionou desdolarização do mercado mundial, opina analista
-
3VERGONHA EM PALMEIRA
Crise no Futebol: Prefeitura intensifica represálias contra CSE e “administrador de estádio” sem portaria de nomeação proíbe treinos noturnos
-
4GRANDE LÍDER
Luto: Alagoas dá adeus a Benedito de Lira
-
5O VICE
Vice-prefeito Henrique Alves Pinto (PP) assume a prefeitura da Barra de São Miguel