Política
Gincana promove saúde e bem-estar na orla da Ponta Verde
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu, nesta quarta-feira (11), na orla de Ponta Verde, a 3ª Gincana do Núcleo de Atividade Física. Organizado pela Coordenação Técnica de Promoção e Educação em Saúde, o evento contemplou os 17 grupos para uma manhã de integração, saúde e diversão.
O técnico responsável pelos núcleos, Reinaldo Alves, destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento das ações e para a qualidade de vida dos participantes. “A gincana tem um papel importante na integração entre os núcleos. Ela promove momentos de compartilhamento de experiências e cuidado entre os participantes. Além disso, resgatamos brincadeiras infantis e proporcionamos um ambiente descontraído na praia, nosso cartão-postal, incentivando a prática de atividade física em um espaço ao ar livre”, disse.
Reinaldo também pontuou outros benefícios para as mulheres da faixa etária 60+. “A gincana, além da prática esportiva, proporciona convivência e pertencimento ao grupo, algo essencial para a saúde mental. A integração entre elas, o apoio mútuo e o entusiasmo coletivo têm um papel motivador”, destacou.
A coordenadora-técnica da SMS reforçou a relevância da iniciativa.“Essa é a terceira edição da gincana, que reúne os 17 núcleos de atividade física para um aulão integrativo e outras atividades. Semanalmente, os núcleos realizam aulas de duas a três vezes por semana, e hoje tivemos participantes de várias localidades”, explicou Adriana Paffer.
Programação diversificada
A manhã começou com um alongamento coletivo, seguido pelo NAF Running, que percorreu a orla de Ponta Verde. Após a corrida, os participantes foram divididos em equipes para as dinâmicas da gincana, que incluíram jogos e atividades recreativas. A atividade ainda contou com um aulão de dança e foi finalizada com um lanche coletivo.
A gincana reforçou temas como a importância da prática regular de atividade física, alimentação saudável, integração com o meio ambiente e o combate ao tabagismo. Além disso, a equipe técnica esteve atenta ao cuidado e às condições de saúde dos participantes, garantindo segurança e bem-estar.
Integração e cuidado
Com foco no pertencimento social e na saúde mental, o evento destacou como a convivência em grupo é essencial para muitos participantes. A atividade reforça o trabalho da SMS na promoção da saúde, lazer e inclusão social dos usuários participantes dos núcleos.
Mais lidas
-
1LUTA PELA POSSE
Pequenos agricultores de Palmeira dos Índios se mobilizam para não perder suas terras
-
2CAMPEONATO ALAGOANO
CSE está sem caixa para pagar jogadores; clube estreia diante do CSA neste domingo
-
3ACÉFALA
Sem Secretário de Defesa Civil, gestão de Luisa Duarte abandona Palmeira dos Índios à própria sorte em meio ao caos causado pelos temporais
-
4POLICIAL FOI ATINGIDA
Agente socioeducativo morre em troca de tiros com a PC, na Praça dos Martírios, centro de Maceió
-
5ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Pai é preso acusado de estuprar filha menor de idade, na cidade do Pilar