Variedades
Exército russo avança em Donbass, rompendo posições ucranianas 'enfraquecidas' na RPD, diz mídia
As forças russas estão avançando em Donbass, rompendo as posições das tropas ucranianas, enfraquecidas pela falta de pessoal, o que representa uma ameaça à defesa de Pokrovsk, o centro de abastecimento mais importante das Forças Armadas da Ucrânia na regi
As forças russas estão avançando em Donbass ao ritmo mais rápido desde 2022, "rompendo as posições ucranianas, enfraquecidas pela falta de tropas", informou o The New York Times, citando analistas e um mapa baseado em imagens de satélite e filmagens do campo de batalha.
De acordo com o The New York Times, as tropas russas avançaram ao sul de Pokrovsk, onde podem contornar as principais linhas defensivas das Forças Armadas da Ucrânia em um terreno mais aberto.
Emil Kastehelmi, analista militar do Black Bird Group, sediado na Finlândia, disse ao The New York Times que, de setembro a novembro, a Rússia havia tomado mais de 1.554 quilômetros quadrados de território ucraniano, aproximadamente duas vezes o tamanho da cidade de Nova York, a maior parte na república de Donetsk.
"A taxa de avanço acelerou a cada mês, apesar de os russos sofrerem grandes perdas", disse Emil Kastehelmi.
Ele também acrescentou que mais de 1.500 quilômetros quadrados ficaram sob controle russo entre setembro e novembro deste ano e que outros 500-800 quilômetros quadrados poderiam ser tomados até o final do ano.
Pokrovsk (Krasnoarmeysk) é o centro de abastecimento mais importante das Forças Armadas da Ucrânia na região, incluindo as cidades de Toretsk (Dzerzhinsk), Konstantinovka e Chasov Yar, bem como a aglomeração Slavyansk-Kramatorsk. No verão, a cidade anunciou a evacuação obrigatória de famílias com crianças.
Mais lidas
-
1LITORAL NORTE
Incêndio de grande proporção atinge Vila Porto de Pedras em São Miguel dos Milagres
-
2DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Mesmo com nova gestora, a prefeita Luiza, 19 dos 24 secretários devem permanecer na prefeitura; veja a lista
-
4SAÚDE
Lady Gaga em Copacabana: Artista usa Yoga para tratar condição que fez cancelar show no Brasil em 2017
-
5SUCESSÃO
Disputa na OEA: Caribe se organiza e Paraguai busca apoio de Lula e Trump para novo secretário-geral