Artigos
Figuras Notáveis XXIII
“ A explosão demográfica é uma ameaça para toda a humanidade”. O médico José Reinaldo de Melo Paes, natural de Atalaia, muito cedo começou a estudar inglês, bem como mudou-se para Maceió onde fez o antigo ginásio no Colégio Marista, o científico no Colégio Estadual (Antigo Liceu Alagoano). Onde posteriormente voltaria como professor por concurso público.
Em 1961, ensinou inglês no ginásio de Cajueiro e Capela. Entre 1965 e 1966 lecionou inglês no Centro Cultural Brasil-Estados Unidos. Dedicou-se, também, ao estudo de Biologia e de História Natural. Em 1968, submeteu-se a exames na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da UFAL. Considerado aprovado em Biologia e, por extensão, habilitado ao magistério em várias disciplinas do segundo grau. Assim sendo, ensinou no Colégio Batista Alagoano em 1968-1970, Colégio Imaculado (1968-70), no Curso Modelo para Vestibulares de Medicina e Odontologia.
Em 1970, formou-se em Medicina, fez estágio no Hospital das Clínicas e no Hospital do Servidor Público de São Paulo. Durante sua estada em SP (1971-1974). À época, foi acometido de melancolia, sentiu a falta de praias, do mar, dos coqueirais e do luar de Maceió. Aí, desabafou poeticamente:
“ Na minha terra /A lua pertence a todos /Aqui, nem aos que moram em arranha-céus ”. A bem da verdade, domina a arte de poetizar com maestria. Na vida profissional, foi médico obstetra do INAMPS (1974), ginecologista pelo DASP-INPS, médico da Secretaria de Saúde e Serviço Social do Estado de Alagoas, Professor Colaborador ou Médico Plantonista do Hospital Universitário da UFAL na área Obstetrícia, Médico Perito em Alagoas. Em junho de 1997, publicou seu livro Quando o Outono Chega, editado pela UNIMED. Coletânea de poesias, crônicas sendo bem aceito pela crítica literária.
Afora isso, é membro da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (SOBRAMES –AL). Goza de muito conceito nas instituições que pertence, e, ao mesmo tempo, elogiado pela capacidade médica a serviço do Estado de Alagoas como um todo. Gozo de sua fidalga amizade, ouço com atenção suas poesias refinadas. O Dr. José Reinaldo de Melo Paes, por merecimento, integra a série Figuras de Destaques inseridas na imprensa alagoana.
Por fim, destaco o renomado médico e o poeta consagrado. José Sarney da Academia Brasileira de Letras (ABL), diz que o poeta nasce não pode ser feito. Por essas razões, exerce a medicina com proficiência alinhada à poesia moderna. Faz da rima para se deleitar nos prazeres culturais. E, por isso, estende-se na sua imaginação trazendo o significado de sua vida à altura das poesias que traz à tona no cotidiano.
Mais lidas
-
1DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
2JUSTIÇA ELEITORAL
TRE-SE cassa mandatos do Partido Liberal por fraude na cota de gênero
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Mesmo com nova gestora, a prefeita Luiza, 19 dos 24 secretários devem permanecer na prefeitura; veja a lista
-
4JUSTIÇA
Concurso dos cartórios de Alagoas: resultado e nomeação dos tabeliães
-
5SUCESSÃO
Disputa na OEA: Caribe se organiza e Paraguai busca apoio de Lula e Trump para novo secretário-geral